As quatro principais regras do brainstorming são: Críticas são rejeitadas: Esta é provavelmente a regra mais importante. A não ser que a avaliação seja evitada, o princípio do julgamento não pode operar. A falha do grupo ao cumprir esta regra é a razão mais crítica para que a sessão de brainstorming não resulte.
De acordo com o modelo de Osborn, o brainstorming deve ter as seguintes características: ... Liberdade: ideias não devem ser alvo de críticas durante uma sessão de brainstorming. Interatividade: as ideias apresentadas podem ser aperfeiçoadas ou mesmo combinadas entre elas, dando origem a novas soluções.
O brainstorming é uma estratégia usada pelas empresas para estimular soluções criativas no dia a dia. Essa tempestade de ideias – tradução para o termo – acontece em reuniões. ... Isso vai ajudar a colocar do jeito certo a prática dessa estratégia, e os resultados positivos vão aparecer em seguida.
O processo de levantamento de informações para entendimento de algum tipo de problema, ou para encontrar uma solução pode ser um trabalho mais difícil quando utilizam-se técnicas formais de entrevistas e reuniões em grupo.