Apenas o óptico, oculomotor e o olfatório estão localizados no diencéfalo, os nervos trigêmeos, abducentes, faciais e vestibulococleares estão ligado a ponte, e os demais estão ligados ao bulbo.
Doze pares de nervos cranianos.
Os nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. Sua maioria liga-se ao tronco encefálico, exceto os nervos olfatório e o óptico, que ligam-se respectivamente ao telencéfalo e ao diencéfalo. ... Na espécie humana, os nervos cranianos agrupam-se em doze pares.
A pesquisa de pares cranianos relacionados com o VIII PAR tem como objetivo o estudo do vestíbulo coclear, conhecido como nervo acústico ou nervo auditivo, que forma o oitavo par dos nervos cranianos. Esses pares são responsáveis pela audição e equilíbrio.
O nervo vestibulococlear é constituído por fibras aferentes, ou seja, que vão da periferia para o centro. Nesse caso o nervo vestibulococlear é responsável por transportar ondas sonoras desde o canal auditivo até o sistema nervoso central.
O nervo hipoglosso é responsável pela inervação dos músculos associados à movimentação da língua, classificados como extrínsecos e intrínsecos a ela.
Basicamente, os tendões ligam os músculos aos ossos e são responsáveis pelos movimentos articulares. Já os ligamentos conectam os ossos entre si, e são responsáveis pela estabilidade articular.