- alicíclica ou não aromática – são cadeias fechadas que não possuem o anel bezênico. - aromática – são cadeias fechadas que possuem o anel aromático ou anel benzênico. Possuem ressonância entre seus elétrons. Estas cadeias, em geral, têm seis átomos de carbono que alternam ligações duplas e ligações simples.
No campo da química orgânica, um composto policíclico é um composto orgânico com vários anéis fechados de átomos, principalmente carbono. Essas subestruturas de anel incluem cicloalcanos, aromáticos e outros tipos de anel.
a) Aromáticas mononucleares São as cadeias aromáticas que apresentam apenas um benzeno, que está ligado a outro elemento (por exemplo, o cloro), grupo substituinte (como o radical metil, CH3) ou um grupo funcional (como a carboxila).
Cadeias alifáticas, acíclicas ou abertas Um tipo de cadeia aberta, também denominada como acíclica ou alifática, possui átomos de carbonos que se ligam e mantêm as suas extremidades livres. Esse tipo de estrutura não forma ciclos fechados.
Explicação: Não pode ser considerado heteroátomo pois é um átomo de hidrogênio e que pode se encontrar entre dois ou mais átomos de carbono. Para ser um heteroátomo é necessário que seja diferente de Carbono ( C ) e Hidrogênio ( H ) e se encontre entre dois ou mais átomos de carbono.