Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
A vitamina D desempenha um papel importante na saúde óssea, pois ajuda nosso corpo com a absorção de cálcio. As consequências de uma deficiência são hiperparatireoidismo secundário e perda óssea, levando a osteoporose e fraturas.
Para a vitamina D ser absorvida precisamos de exposição ao sol, uma alimentação equilibrada, com gorduras de boa qualidade (nozes, castanhas, azeite de oliva, óleo de coco, coco, abacate, ovos) e consumir MENOS carboidratos refinados.
SOL, LUZ, AÇÃO! Durante a exposição solar, os raios UVB penetram na epiderme, a camada mais superficial da pele, e produzem uma reação fotoquímica cujo resultado é a produção de vitamina D. Ela cai na circulação sanguínea e passa por uma ativação no fígado e, posteriormente, no rim.
No túbulo renal proximal (TRP), a enzima 1-α-hidroxilase catalisa a hidroxilação de 25(OH)D (Figura 1) na posição do carbono 1 do anel A, resultante na forma hormonal- mente ativa da vitamina D, a 1,25-di-hidroxivitamina D (1,25(OH)2D).
Todo paciente que possui algum grau de disfunção renal só deve consumir suplementos e vitaminas com supervisão médica ou de nutricionista capacitado.
Olá, suplemento vitamínico não tem indicação nos casos de pedra na vesícula. Caso tenha sintomas como náuseas e vômitos o indicado é a cirurgia. Em situações especiais existe uma medicação de dissolve os cálculos mas isto deve ser indicado precisamente pelo médico pois é uma situação de exceção.