E, assim, classifica os domínios discursivos em: científico, jornalístico, religioso, saúde, comercial, industrial, instrucional, jurídico, publicitário, lazer, interpessoal e ficcional.
Domínio discursivo constitui muito mais uma “esfera da atividade humana” no sentido bakhtiniano do termo do que um princípio de classificação de textos e indica instâncias discursivas (por exemplo: discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso etc.).
Os gêneros discursivos são tipos relativamente estáveis de enunciados. Eles organizam nosso discurso, conforme postula Bakhtin, e são muito eficientes na sala de aula para o ensino de línguas. ... Como sabemos, esses documentos orientam as práticas e estratégias de ensino de línguas no país.
Esta resenha refere-se ao texto – os gêneros do discurso – de Bakhtin (2003). Para Bakhtin, os gêneros do discurso resultam em formas-padrão “relativamente estáveis” de um enunciado, determinadas sócio-historicamente. O autor refere que só nos comunicamos, falamos e escrevemos, através de gêneros do discurso.
Bakhtin divide os gêneros do discurso em dois grandes grupos: gêneros primários e gêneros secundários. Primários: espontâneos, produzidos nas situações corriqueiras de comunicação. Predomínio da oralidade.
Resposta. Resposta: Conteúdo temático, estilo e construção composicional.
São exemplos de gêneros primários a carta, o bilhete, o diálogo cotidiano. Os gêneros secundários, normalmente mediados pela escrita, aparecem em situações comunicativas mais complexas e elaboradas, como no teatro, romance, tese científica, palestra, etc.
Gêneros primários e secundários• Gênero primário: formam-se nas condições da comunicação discursiva imediata. Gênero secundário: surgem nas condições de um convívio cultural mais complexo e relativamente muito desenvolvido e organizado. A diferença entre ambos é crucial para a própria natureza do enunciado.
Os gêneros textuais são inúmeros, uma vez que são criados nas diferentes esferas de atividade humana, mas os tipos textuais não.
Diante do exposto, o estudo pautado em gêneros textuais não só auxilia o processo de ensino e aprendizagem da língua materna, mas proporciona e incentiva o hábito da leitura, da produção textual e da oralidade.
Os gêneros textuais cumprem uma importante função social quando o assunto é comunicação. Entre as características dos gêneros textuais estão a apresentação de tipos estáveis de enunciados, além de estruturas e conteúdos temáticos que facilitam sua definição. ...
O trabalho com os gêneros textuais possibilita um ensino mais atraente, como também é um conteúdo que desenvolve a oralidade. Cabe ao docente valorizar cada vez mais o aspecto escritor, leitor e oral de seus alunos, além de proporcionar aulas atrativas, diversificadas e contextualizadas.
Uma biografia corresponde a uma tipologia de texto que se caracteriza por narrar a história da vida de algum indivíduo ou de vários. O texto da questão narra a história do escritor Carlos Drummond de Andrade, um dos mais importantes poetas brasileiros.