Os alimentos ricos em fibras insolúveis são:
As fibras solúveis são um tipo de fibra encontrada principalmente em frutas, cereais, legumes e vegetais, que se dissolvem em água, formando uma mistura de consistência viscosa no estômago, o que aumenta a sensação de saciedade, pois o alimento permanece nele por mais tempo.
Essas fibras ajudam a diminuir a quantidade de colesterol absorvido pelo corpo, reduzem a absorção da glicose no intestino delgado, mantêm os níveis adequados de minerais, aumentam o tempo de absorção dos nutrientes no intestino delgado, além de ajudarem na proliferação das bactérias benéficas e aumentarem o volume ...
Além de não fornecerem calorias, elas diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares, e causam sensação de saciedade prolongada, afinal, permanecem no estômago juntamente com os outros nutrientes por mais tempo, retardando a sensação de fome e o consumo de mais calorias.
A ingestão diária de fibra jamais deve passar das 70 gramas diárias, pois em excesso pode trazer inchaço, gases e constipação, assim como deficiências nutricionais – especialmente de cálcio, magnésio e zinco já que ela pode limitar a absorção desses nutrientes -; e aumenta o risco de bloqueio intestinal, caso seja ...
As fibras insolúveis têm como principal benefício melhorar o trânsito intestinal e combater a prisão de ventre, pois elas aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos peristálticos, fazendo com que a comida passe mais rapidamente e com maior facilidade pelo intestino.
Por que as fibras alimentares ajudam a emagrecer? Porque, como são processadas de forma mais lenta pelo organismo, o esvaziamento gástrico é retardado e tem-se o prolongamento da sensação de saciedade. Se demoramos mais para sentir fome, consequentemente comemos menos, o que resulta em emagrecimento.
Comer fibras em todas as refeições Apesar de existirem dois tipos de fibras alimentares, as solúveis e as insolúveis, as duas contribuem para a perda e manutenção do peso. Boas fontes alimentares de fibras do tipo solúvel são encontradas na casca de grãos como milho, soja e grão-de-bico, e nas frutas com casca.
Fibras solúveis. Guarde bem esse nome, porque ele representa um grande aliado contra fome e excesso de peso. Presente em frutas cítricas e cereais, esse tipo de fibra age como uma esponja no sistema digestivo. Ela absorve parte das gorduras e açúcares de outros alimentos, evitando que isso seja feito pelo organismo.
O psyllium é um alimento e pode ser consumido a qualquer momento do dia, com ou sem uma refeição. Ele pode ser dividido em duas tomadas, uma colher de chá meia hora antes do almoço e outra antes do jantar, caso o objetivo for controlar o apetite.
Consuma sempre o psyllium puro, sem adoçante e outros aditivos químicos. Uma boa opção é comprá-lo a granel. A recomendação geral é ingerir 1 colher de chá (cerca de 5 gramas) 2 vezes ao dia, com um copo de água. Se ingerido 30 minutos antes das refeições ajuda a controlar a saciedade.