As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.
Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas - serventia direta de Orixalá. Exu Tranca-Rua - serventia direta de Ogum.
Linha de Oxalá: Exú Sete Encruzilhadas: Exú Sete Poeira; Exú Sete Capas; Exú Sete Chaves; Exú Sete Cruzes; Exú Sete Pembas; Exú Sete Ventanias. Linha de Iemanjá: Pombagira: Exú Maré; Exú Má-Canjira; Exú Carangola; Exú Naguê; Pombagira Maria Mulambo; Pombagira Maria Padilha.
Para os vários tipos de Espírito que trabalham sob esta "falange", ou sob este nome kabalístico, há um Lei. E um fundamento. O que une todas estas mulheres sob esta única égide chamada "Pomba Gira da Figueira" é o fundamento de sua folha principal.
A pombagira é risonha e dá gargalhadas estridentes para afastar o mal e amedrontar os espíritos obsessores, que buscam vingança. Gosta de beber, fumar e de se vestir bem e está sempre com a mão na cintura, por vezes segurando a barra da saia ou jogando-a por cima da perna.
Maria Padilha
Os sinais de que uma pessoa tem Pombagira Os primeiros indícios da manifestação da entidade podem ser um forte desejo de consumir tabaco ou álcool. Também pode ocorrer um sintoma muito semelhante à excitação sexual, pois ela usa o chacra genésico (das glândulas sexuais) para se manifestar.
A melhor forma de conhecer as entidades que nos acompanham, é perguntando para ela mesma. Não existe nada melhor do que a própria entidade incorporada dizer seu nome, realmente mostrar sua identidade, dizer o que gosta e o que não gosta, que tipo de bebida costuma beber e quais suas preferências para ser agradado (a).
Aqui estão alguns nomes de Caboclos: Caboclo Pena Branca, Pena Vermelha, Tatuité, Junco Verde, Aimoré, Guará, Cacique das Matas, Cobra-coral, Cabocla Jarina, Cabocla Jurema, Cabocla Jacira, Ventania, Caçador, Sete Estrelas da Jurema, Sete Flechas, Rompe Mato, Boiadeiro Navizala e Boiadeiro da Campina. Okê, Caboclo!
Segundo o próprio Ubirajara, ele era um guerreiro da tribo dos Tupinambá, e nasceu aproximadamente em 1556 no território onde hoje e á Bahia. ... Com 16 anos ele enfrentou os portugueses e quase foi morto, mais quando ele completou 20 anos destruiu mais de 200, e o líder branco foi comido pela tribo.
Porém lembrado em alguns terreiros, o Caboclo Girassol. Este falangeiro encantado que vibra originariamente na energia de Oxalá, seu trabalho é muito conhecido em ritos de curas e passes altamente energéticos. Usa Roupa Branca e um frondoso penacho da mesma cor.
Cabocla Jurema é uma entidade espiritual divina cultuada em religiões de matrizes africanas, como umbanda e o candomblé de caboclo — nos rituais de ramificações religiosas, como o animismo dos povos indígenas do Brasil, sobretudo no catimbó, onde estão ramificados os rituais de pagelança e no toré.
O Caboclo Cobra Coral foi um índio de origem asteca. Na Umbanda ele trabalha na vibração de Xangô, que está presente no cume das pedreiras, nas cachoeiras e nas matas.
Caboclo Ventania era caçador e xaman de sua tribo, pois os homens fortes, ao enfrentarem os ursos e búfalos, acreditavam que os deuses davam a eles força espiritual para praticar tal bravura. Os Xamans cuidavam de doenças e passavam receita vinda dos ancestrais.
A ela está associada a imagem do Oroboro, a serpente que morde a própria cauda formando uma circunferência, símbolo da continuidade, da eternidade. Associada também à Oxumaré, Orixá da Umbanda que rege a renovação. ... Por isso a serpente também representa tentação, demônio, e enganação.
O que é Jacutá: Denominação de altar. Casa do santo. No Candomblé é um título dado a Xangô que significa "lutar com as pedras". Esse nome também se refere ao 5º dia da semana Yorubá, no qual Xangô é cultuado.
A Umbanda é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um Deus Supremo, incriado, criador de tudo e de todos. ... Para o povo Bantu (nação Angola) esse Deus Supremo é chamado de Nzambi (Zambi).