Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: ... Neste caso, pronome, numeral e adjetivo concordam com o substantivo "obras".
A concordância nominal trata especificamente da concordância de gênero e número que deve ocorrer entre um nome (o substantivo) e os outros termos da sentença que o modificam (adjetivos, artigos, pronomes e até mesmo numerais).
Caso não haja um artigo definido determinando o substantivo, a expressão permanece invariável no masculino - é proibido....Concordância com a presença de um artigo
“Permitida” concordando com o núcleo do sujeito “entrada”. Acontece que “permitida” é predicativo anteposto e não necessita de complemento regido por preposição, afinal, o que não é permitido, não é permitido e ponto final. Sendo assim: “Não é permitida a entrada com bebidas no balneário”, sem crase.
O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós). Casos especiais: a) O sujeito é um coletivo - o verbo fica no singular. Ex.: A multidão gritou pelo rádio.
Nesta semana trabalharei com concordância verbal. Não errem mais. Precisa-se de empregados: Frase correta, pois neste caso o sujeito é indeterminado e o verbo ficará na terceira pessoa do singular. Exemplo: Precisa-se de ajudantes.
A forma correta, de acordo com a gramática. normativa, é A) "Precisa-se de manobristas”.
A expressão “roupas” não é o aparente complemento do verbo, mas sim o sujeito paciente no plural. A partícula “se” é apassivadora; logo, a frase está na voz passiva sintética. Como “roupas SÃO CONSERTADAS”, devemos registrar “consertam-se roupas”.
A expressão “roupas” não é o aparente complemento do verbo, mas sim o sujeito paciente no plural. A partícula “se” é apassivadora; logo, a frase está na voz passiva sintética. Como “roupas SÃO CONSERTADAS”, devemos registrar “consertam-se roupas”.
O substantivo “conserto” significa, portanto, o ato ou efeito de consertar e, por isso, deve ser escrito com S quando expressar o sentido de “reparo” ou “remendo”.
"Concertar" (com c), significa "executar obras musicais". Ex.: Um concerto é uma composição musical. "Consertar" (com s), significa "corrigir", "reparar", "restaurar". Ex.: O conserto das roupas ficará caro.
Concertar: sinônimo de concordar e acordar O verbo concertar refere-se ao ato de estar em acordo e de realizar ajustes e combinações, ou seja, concordar, acordar, conciliar, pactuar, harmonizar, corresponder. Pode significar também o ato de fazer soar instrumentos ou vozes harmonicamente.
Significa harmonizar, conciliar ou estar de acordo. Veja o exemplo: Concertaram diferentes ideias para finalizar o projeto.
Use concerto quando tiver significado de audição musical, harmonia de instrumentos ou vozes, composição musical extensa. ... Use conserto quando tiver significado de reparo, restauração, reforma, remediar, corrigir, colocar algo em bom estado.