Entre os procedimentos diagnósticos destacam-se: punção (aspirativa, toracocentese, paracentese etc), biópsia (de diversos órgãos e tumores), angiografia (arteriografia, flebografia, portografia), colangiografia etc.
As principais vias de acesso para a abordagem destas lesões são: transabdominais (anterior e lateral), extraperitoneal ântero-lateral, transvaginal, transretal e transglútea.
Radiologia Intervencionista
Os tratamentos intervencionistas consistem em diversas técnicas minimamente invasivas para a dor, realizadas por meio da aplicação de técnicas percutâneas (por exemplo: neuroablativas e neuromoduladoras), independentemente ou em conjunto com outras modalidades de tratamento(3,6,7,11).
São atos médicos realizamos com o objetivo de tratar uma doença ou desordem. Em contraste com um exame, onde informações são coletadas na tentativa de se definir um diagnóstico, um procedimento terapêutico é o tratamento propriamente dito de uma condição já diagnosticada.
A Neurorradiologia Intervencionista é a especialidade dedicada ao diagnóstico e tratamento das doenças neurovasculares, como os aneurism as cerebrais e o acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico.
A ultrassonografia intervencionista refere-se aos procedimentos que utilizam as imagens ultrassonográficas para guiar instrumentos, como agulhas e cateteres, através da pele, até as áreas lesionadas ou de interesse.
No cargo de Médico Radiologista se inicia ganhando R$ 9.
Área de atuação da medicina que abrange procedimentos médicos invasivos realizados usualmente por meio de agulhas e/ou cateteres nos quais o médico radiologista intervencionista (médico especializado em diagnóstico por imagem e intervenção) utiliza métodos de imagem para orientar o procedimento, não necessitando de ...
A Hemodinâmica constitui o campo chamado Radiologia Intervencionista e estuda os meios de circulação e pressão sanguíneas para diagnosticar e tratar doenças vasculares; por isso, é fundamental em áreas como neurologia, cardiologia, entre outros setores.
O que é Hemodinâmica? Exame que identifica obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco com a finalidade de diagnosticar uma possibilidade de infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando este infarto.
A Cardiologia Intervencionista é uma sub-especialidade da cardiologia que abrange um conjunto de procedimentos intervencionista cirúrgicos para estudar a Hemodinâmica cardíaca e arterial com a finalidade de realizar um diagnóstico e tratamento de cardiopatias e arteriopatias.
Foi através de uma experiência em seu próprio corpo, em 1929, que o cirurgião alemão Werner Forssmann revolucionou as pesquisas sobre doenças cardíacas e desenvolveu o que serviria de base para a Hemodinâmica moderna.