A resiliência é uma característica fundamental para aqueles que buscam o autodesenvolvimento. ... A pessoa resiliente é aquela que é capaz de preservar sua essência, se adaptar e perseverar, mesmo perante as piores crises. Para ser assim, é preciso flexibilidade, autoconhecimento, inteligência emocional e muita confiança.
Para Carmello, ser resiliente é saber manter as competências e habilidades mesmo diante das adversidades, antecipar crises, prever adversidades e se preparar para elas, ter firmeza de propósito e manter a integridade e, além disso, ser flexível e adaptavel as situações.
Confira quais são os principais pilares comportamentais da resiliência, característica muito valorizada nos profissionais hoje em dia
A resiliência no trabalho, assim, diz respeito à capacidade que uma pessoa demonstra de adaptar-se e superar as situações adversas a que é exposta. Sendo que, em tempos de recessão, a resiliência torna-se mais importante do que nunca.
Resiliência é a capacidade de enfrentar e prosperar diante de dificuldades, desafios e adversidades. Perseverar e se adaptar às mudanças é, mais do que uma qualidade, uma atitude que pode ser ensinada e aprendida.
Como ensinar resiliência na prática. Otimismo: mostre aos estudantes que é sempre importante ver as situações, por piores que pareçam, pelo lado positivo. Só assim é possível pensar em soluções para resolver um problema. Solidariedade: as crianças precisam perceber desde cedo a importância de ajudar as outras pessoas.
2009) define que, resiliência refere-se à capacidade de um material absorver energia sem sofrer deformação plástica ou permanente.
As pessoas mais resilientes são capazes de se adaptar à adversidade. As pessoas resilientes são capazes de administrar o estresse provocado pelas mudanças de vida, tanto as grandes quanto as pequenas. ... Isto indica que ser resiliente no dia a dia desenvolve habilidades para enfrentar grandes problemas e catástrofes.
Pois Deus ordenou que fôssemos resilientes e não foram poucas vezes. ... A palavra resiliência é oriunda do latim resiliens , que significa voltar ao estado normal, principalmente após uma situação crítica que altera o equilíbrio de um sistema, da morfologia de um objeto, ou do estado natural de um indivíduo.