A questão social, cuja gênese é o conflito capital-trabalho, possui atualmente expressões múltiplas (pobreza, desemprego, violência, discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual, trabalho precário, dificuldade de acesso à saúde, à educação e ao trabalho, falta de moradia, violação dos direitos das crianças ...
Ela se manifesta em praticamente todos os itens do cotidiano. Aquilo que você veste, come, os lugares aonde você vai e as pessoas com as quais você fala estão todas permeadas pela questão social. Ela está, acima de tudo, relacionada com as questões de classe.
O TRABALHO E A QUESTÃO SOCIAL A divisão entre ricos e pobres, entre os donos dos meios de produção e os trabalhadores, é fruto de uma produção em massa e de uma apropriação da riqueza socialmente produzida por uma minoria, ou seja, quando essa questão se torna evidenciada é o que caracterizamos como “questão social”.
Uma "nova" questão social? ... Rosanvallon identifica a questão social como a expressão, criada no final do século XIX, referente às disfunções da sociedade industrial emergente. A "nova questão social", por sua vez, decorre do crescimento do desemprego e do surgimento de novas formas de pobreza.
Para a autora, as expressões da questão social são percebidas no desemprego, na fome, no analfabetismo, na violência, e não somente no contexto capital versus trabalho. ... São as expressões das desigualdades sociais, oriundas do modo de produção capitalista que vão dar significado ao conceito que é a questão social.
Desse modo, tem-se um reflexo da organização social fundada sob a ordem do capital. A partir dessa modernização, a esfera do trabalho é envolvida por uma instabilidade nas relações sociais e econômicas, o que, segundo Castel (2005), é o que caracteriza a nova questão social.
O que é Questão Social: A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.
“A questão social é um caso de polícia” — esta frase, atribuída a Washington Luís, presidente da República de 1926 até a sua deposição em 1930, é geralmente apontada como o sintoma de como as questões relativas ao trabalho (a “questão social”) eram descuidadas pelo Estado durante o período da chamada República Velha ( ...
Quando se coloca em discussão a denominada questão social, dois elementos surgem em destaque: o trabalho e o capital. A resposta a ser dada ao conflito, entre esses dois pólos, vai depender da maior ou menor importância que se atribui a um ou outro desses elementos.
Questão Social e Serviço Social A questão social está relacionada à uma série de fatores que vão além da mera intervenção do serviço social, a economia, educação, saúde entre outras áreas estão tão ligadas à questão social como o próprio serviço social.
1a Questão São características dos direitos trabalhistas na perspectiva da reestruturação produtiva, exceto: flexibilização do trabalho Diminuição dos turnos de trabalho Desmobilização do sindicalismo de classe Criação do sindicalismo de empresa desregulamentação do trabalho Explicação: A partir da reestrutura ...
O serviço social nasce no Brasil, na terceira década do século XX, em resposta à evolução do capitalismo, sob a influência europeia (em especial sob o influxo belga, francês e alemão), como fruto direto de vários setores particulares da burguesia fortemente respaldados pela Igreja Católica.
O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época.
Segundo Iamamoto (2011), a gênese do Serviço Social no Brasil, enquanto profissão inscrita na divisão social do trabalho está relacionada ao contexto das grandes mobilizações da classe operária nas duas primeiras décadas do século XX, pois o debate acerca da “questão social”, que atravessa a sociedade nesse período, ...
A primeira escola de Serviço Social do mundo surge em Amstardã, em 1899. Para resolver a questão do disciplinamento do tempo do operário, as Ligas das Senhoras Ca- tólicas em São Paulo, e a Associação das Senhoras Brasileiras no Rio de Janeiro, vão ficar responsáveis pela educação dos trabalhadores.
A história do Serviço Social no Brasil surgiu na década de 1930. Nesse período, o país passava por um período turbulento, com diversas manifestações da classe trabalhadora, que reivindicava por melhores condições de trabalho e justiça social.
Analisando o contexto no qual se originou a categoria profissional Serviço social, pode-se perceber o quanto a mesma no decorrer de sua construção, sofreu influências de diversas vertentes teóricas, sendo as principais, o positivismo, a fenomenologia e a que fundamenta a maior parte da prática dos assistentes sociais, ...
Desde a década de 1980, afirma-se (IAMAMOTO; CARVALHO, 1982) que o Serviço Social é uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e técnica do trabalho social, o que supõe afirmar o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais.
IAMAMOTO, (1997, p. 14), define o objeto do Serviço Social nos seguintes termos: “Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.
O assistente social é um profissional graduado em Serviço Social que desenvolve pesquisa, analisa e intervém na realidade social. Essa intervenção se dá junto a indivíduos, grupos, comunidades e diversas organizações sociais.
Marilda Villela Iamamoto é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B. ... Selecionada para o Programa Produtividade em Ciência (FAPERJ/UERJ), coordenadora do Programa de Estudos e Pesquisas Pensamento social e realidade brasileira na América Latina e do Centro de Estudos Octávio Ianni.
O Assistente Social é um profissional de nível superior que atua defendendo os direitos humanos e viabilizando o acesso da população a políticas sociais como saúde, educação, previdência social, assistência social e cultura.
R$ 2.
Nas primeiras fases do curso de Serviço Social estão as disciplinas que ajudam a entender a formação socioeconômica do Brasil. O estudante aprende sobre História, Política, Sociologia, Antropologia, Filosofia e Economia. ... Por isso, o curso prevê uma base em disciplinas como Direito, Legislação, Comunicação e Psicologia.
Para se tornar um assistente social é preciso cursar graduação em Serviços Sociais. Com duração de 4 anos (bacharelado) e em uma instituição reconhecida pelo MEC. A profissão de assistente social é regulamentada assim como é para advogados, médicos e profissionais de investimentos.
quatro anos
8 semestres
Disciplinas do curso de Serviço Social