As atuais Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social (com base no currículo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 08 de novembro de 1996) da antiga ABESS (Associação Brasileira de Ensino de Serviço Social), expressam inúmeros avanços, dentre eles: o amadurecimento da compreensão do significado social da ...
As diretrizes curriculares do curso de Serviço Social expressam a historicidade de uma profissão que “se transforma ao transformarem-se as condições e as relações sociais nas quais ela se inscreve” (ABESS/CEDEPSS,1997, p.
Dentre estes princípios destacamos: flexibilidade na organização dos currículos, ou seja, au- tonomia e possibilidade na definição das disciplinas, bem como de outros componentes curriculares; rigoroso trato histórico e teórico- metodológico da realidade social e do Serviço Social; adoção da teoria social crítica e da ...
A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) é uma entidade Acadêmico Científica que coordena e articula o projeto de formação em serviço social no âmbito da graduação e pós graduação.
Um novo momento marcante na história da ABESS ocorreu na segunda metade da década de 1990, com a mudança do seu nome para Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), justificada em função da defesa dos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da articulação entre ...
A Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO) é responsável pela articulação e mobilização dos estudantes de Serviço Social no país.
A ENESSO tem como principais finalidades fomentar e potencializar a formação político-profissional dos estudantes de Serviço Social, bem como suas entidades representativas; promover o debate acerca dos problemas dos estudantes de Serviço Social; garantir o contato permanente dos estudantes de Serviço Social com a ...
1) Fortalecer a luta de todos (as) estudantes de Serviço Social por uma educação de qualidade, continuando a luta pela defesa da universidade pública, gratuita, democrática, laica, popular, de qualidade, com ensino presencial e conjuntamente com outros movimentos sociais, lute por um novo projeto societário.
Neste sentido, o CFESS, a Abepss e a Enesso têm se articulado em favor da defesa: das diretrizes curriculares; da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação; da indissolubilidade entre ensino, pesquisa e extensão; da articulação entre formação e exercício profissional do(a) assistente social; en- fim, da defesa ...
Resposta. Resposta: A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) é uma entidade Acadêmico Científica que coordena e articula o projeto de formação em serviço social no âmbito da graduação e pós graduação.
Orientar, informar e esclarecer a população quanto às atividades do assisten- te social, suas competências e atribuições profissionais, bem como os direitos dos usuários em relação ao Serviço Social, utilizando-se dos instrumentos de publicização da profissão, produzidos pelo conjunto CFESS/CRESS. (CFESS, 2007, p. 36).
Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
Assim, as atribuições privativas são aquelas que se referem diretamente à profissão, como a atribuição privativa de coordenar cursos, bem como equipes de Serviço Social nas instituições públicas e privadas. E competências são aquelas ações que os(as) assistentes podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.
2º - Constituem direitos do assistente social: a) garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados neste Código; b) livre exercício das atividades inerentes à Profissão; c) participação na elaboração e gerenciamento das políticas ...
Feedback da resposta: A estrutura do Código de Ética Profissional do Assistente Social, que fundamenta o exercício profissional, é composta por: 4 títulos, 6 capítulos e 36 artigos.
Comentário: Princípios Fundamentais: Liberdade - valor ético central – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
11 princípios fundamentais do Código de Ética do assistente social - Ética e Legislação Profissional.
3 - O primeiro Código de Ética Profissional do Assistente Social foi elaborado pela ABAS – Associação Brasileira de Assistentes Sociais, em 1948. A partir da criação do CFAS, em 1962, um novo Código é aprovado em 1965, passando a ter um caráter legal, assim como as reformulações posteriores em 1975, 1986 e 1993.
O Código de Ética profissional do assistente social, em vigor desde 1993, pauta o exercício profissional pelo compromisso com princípios fundamentais. ... Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes − autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
perspectiva histórico-materialista.
O Código de 1993 indica um dever ser, ou seja, uma direção para as ações profissionais. O reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais, por isso, esse é o principio fundamental deste código de ética.
O termo PROJETO ÉTICO-POLÍTICO PROFISSIONAL significa uma projeção coletiva que envolve sujeitos individuais e coletivos (daí a ideia de projeto) em torno de uma determinada valoração ética (daí o termo ético) que está intimamente vinculada a determinados projetos societários (daí o termo político, no seu sentido mais ...
ANÁLISE HISTÓRICA, SOCIAL E POLÍTICA DO C.E. 1965 O Código de 1965 reproduziu a base filosófica humanista cristã e a perspectiva despolitizante e a-crítica em face das relações sociais que dão suporte à prática profissional; Prescreve a “colaboração pessoal e técnica para o “desenvolvimento solidário e harmônico do ...
Quais são os principais documentos que compreedem a dimensão jurídico-político do Serviço Social? I.O Código de Ética profissional. II. A Lei de Regulamentação da profissão (lei 8662/93).
O Projeto Ético-Político do Serviço Social, que assume essa nomenclatura somente na década passada, se constrói com base na defesa da universalidade do acesso a bens e serviços, dos direitos sociais e humanos, das políticas sociais e da democracia, em virtude por um lado da ampliação das funções democráticas do Estado ...
AS DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICA, TÉCNICO-OPERATIVA E ÉTICO-POLÍTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.
Os elementos constitutivos do projeto ético-político do Serviço Social são: a explicitação de princípios e valores ético-políticos; • a matriz teórico-metodológica em que ele se ancora; • a crítica à ordem social vigente; • as lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria.
Ele: tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor ético central – a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas; daí um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.