crossorigin="anonymous">
A Citrus japonica, conhecida pelos nomes comuns de quincã (do japonês kinkan) ou cunquate (do chinês kumquat), ou ainda xinxim (em Santa Catarina), é uma pequena fruta cítrica da família das rutáceas.
A laranja-seleta é mais uma do time das “ácidas e docinhas”. Ela possui o equilíbrio entre o sabor azedo e doce e pode ser consumida tanto ao natural, quanto incorporada à receitas, como um delicioso bolo de laranja. A laranja-seleta possui uma casca amarelo-claro e uma poupa super suculenta.
A laranja seleta é rica em vitamina C – um poderoso antioxidante que ajuda no fortalecimento do sistema nervoso, na formação dos ossos e dentes e no combate ao envelhecimento, além de vitamina A – excelente para a saúde dos olhos – e vitaminas do complexo B, além de conter cálcio, fósforo e ferro.
Prefira as mais pesadas, porque têm mais sumo. A consistência deve ser igual em toda a fruta, um lado não deve ser mais mole que o outro. Quanto mais laranja a casca, mais doce. Para as laranjas de casca amarelo-forte, as manchas de cor marrom mostram que estão doces e com mais suco.
São mais de 100 variedades de laranjas cultivadas pelo mundo. No Brasil, as mais comuns são as laranjas Bahia, Pêra, Natal, Valência, Hamlin, Westin e Rubi.
Só há uma coisa na qual elas se assemelham: nos benefícios.
Citrus × sinensis Macfad. A laranja é o fruto da laranjeira (Citrus × sinensis), uma árvore da família Rutaceae. É um fruto híbrido que teria surgido na Antiguidade a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina.
Cores secundárias São elas: laranja, roxo e verde. Veja quais são as misturas de cores primárias que dão origem às cores secundárias: Amarelo + vermelho = laranja.
Para produzir um ótimo suco, você poderá utilizar a laranja-pêra. É muito provável que ela seja o tipo mais conhecido e utilizado no Brasil, visto que é cultivada em diversas regiões do país. No mercado é muito fácil de identificá-la, visto que seu tamanho é menor do que as outras.
Brasil
A laranja está presente em todos os estados da federação e também no Distrito Federal, mas sua principal produção está em um cinturão que vai do Paraná a Sergipe, passando por São Paulo, Minas Gerais e Bahia. O estado de São Paulo é de longe o maior produtor da fruta.
A laranja é um fruto cítrico produzido pela árvore chamada laranjeira nativa da Índia e suas proximidades.
Estado de São Paulo
A laranja é a fruta mais produzida no Brasil. Está presente em todos os estados da federação e também no Distrito Federal, mas sua principal produção está em um cinturão que vai do Paraná a Sergipe, passando por São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
Segundo o relatório atualizado do USDA (sigla em inglês para Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) os onze maiores produtores do mundo são: Estados Unidos, China, Brasil, União Europeia, Argentina, Ucrânia, Índia, México, Rússia, Canadá, África do Sul, Indonésia e Nigéria (conforme tabela ao lado).
Os municípios de Jataí (GO) e Sorriso (MT) são os maiores produtores brasileiros, respectivamente, de milho e soja.
Em primeiro lugar, vem Mato grosso, com 58 milhões de toneladas, em segundo, Paraná com 41,5 milhões, em terceiro, Rio Grande do Sul, com 35,3 milhões e, em quarto lugar, Goiás, com 22 milhões de toneladas.
Com isso, nesta temporada de 2019/2020, o Brasil voltou a ser o maior produtor mundial do grão, superando seu principal concorrente, os Estados Unidos. Os dois países têm travado, nos últimos anos, uma disputa acirrada pela liderança no ranking mundial dos produtores de soja.
Brasil
O Brasil é, na atualidade, o maior produtor de soja do mundo e um dos principais exportadores da oleaginosa. Além disso, ele se destaca na produção de milho, algodão e demais culturas. Cinco grupos são responsáveis por mais de 1,5 milhão de hectares cultivados por ano.
Brasil