O período que vai de 1500, data da chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral, até 1530; é denominado pelos historiadores de período pré-colonial. ... A economia pré-colonial baseou-se na extração e comércio do pau-brasil, madeira avermelhada encontrada no litoral brasileiro, que já era bastante conhecida na Europa.
O Período Pré-Colonial começa na chegada dos portugueses em 1500. Essa fase foi marcada pelo escambo com indígenas, extração de pau-brasil, feitorias e pouca interferência da Coroa. Havia apenas planejamentos de ocupação do território, não esforços para sua execução.
O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação ...
A primeira atividade econômica que foi explorada foi a extração do Pau-Brasil. A exploração do Pau-Brasil era feita pelos índios e se intensificou com a chegada dos portugueses. ... Também havia atividades econômicas secundárias, como: Produção de gêneros alimentícios, indústria naval,etc.
Resposta. No Brasil, os senhores tinham como mão de obra os escravos, sem direito a qualquer tipo de pagamento pelo seu serviço.
E quais as atividades desenvolvidas pelos portugueses em terras brasileiras nesse tempo? ... Em geral, os portugueses organizaram algumas expedições que visavam proteger e reconhecer o litoral brasileiro. Além disso, várias embarcações vieram até aqui para realizarem a coleta e o transporte do pau-brasil.
Resposta. As principais atividades: pau-brasil, drogas do sertão (Amazônia), cana-de-açúcar, mineração (ouro e diamantes) e pecuária.
Inicialmente havia a mineração e o cultivo do pau-brasil, antes de se estabelecer a colônia definitiva ainda não havia as grandes monoculturas ou plantation.
Durante essas explorações, iniciou-se a principal atividade econômica do Brasil da fase pré-colonial: a exploração do pau-brasil. A rentabilidade dessa mercadoria devia-se, principalmente, à utilização da madeira para a produção de tinta.
É chamado de pré-colonial o período da história do Brasil entre os anos de 1500 a 1530. Este nome é devido ao fato de que nestes 30 anos não houve colonização portuguesa no Brasil.
Essa fase encerrou-se com a implantação do sistema de capitanias hereditárias e ficou conhecida dessa forma pela ausência de uma política de colonização e de ocupação por parte de Portugal em relação ao Brasil.
Fases da colonização do Brasil
Resposta. 1-) Depois de uma viagem de Vasco da Gama ás Índias em 1498, as especiarias orientais se tornaram a prioridade de Portugal. Então eles não se preocupavam em colonizar o Brasil, por isso que o sistema de feitoria ficou no Brasil até 1530 pois ele só servia para fornecer matéria prima para o Império Português.
Porque eles não encontraram de imediato oque eles queriam, que era o ouro, prata e nem pedras preciosas. O comércio com as especiarias da Índia ainda estava dando lucro.
Porque durante os 30 primeiros anos do século XVI, pelo esquema mercantilista, as terras ocupadas só tinham importância se tivessem produtos de alto valor comercial a oferecer, a começar pelos metais preciosos e o Brasil de imediato só tinha o pau-brasil, ou seja nada aqui foi encontrado nesse período exceto isso.
Portugal, após ter chegado às Índias com Vasco da Gama em 1498, empenhou-se nas três décadas seguintes (início do século XVI) em expandir e fortalecer o rico comércio das especiarias orientais da Ásia, e deixou o Brasil à mercê dos aventureiros interessados em lucrar com a extração do pau-brasil.
Resposta. Resposta: Portugal começou sua colonização por razões econômicas e estratégicas. Por um lado as causas econômicas são devido ao declínio nos lucros no comércio com o Oriente e as possibilidades comerciais do Pau-Brasil, a casca da qual se produz um corante vermelho usado para tingir tecidos.
Devido à extensão do território os portugueses concederam a posse aos portugueses e estrangeiros que dispusessem de recursos para explorar o plantio da cana-de-açúcar e instalar engenhos.
Resposta: o grande interesse dos portugueses era a obtenção do ouro e esse metal precioso não seria fácil de achar, pois era preciso explorar a terra. Naquele momento, o comércio com as Índias era mais lucrativo e, por isso, tornou-se a prioridade portuguesa.
Quando os portugueses chegaram às terras que mais tarde foram chamadas de Brasil, a região era habitada por diversos grupos indígenas. Esses grupos falavam diferentes línguas, tinham distintos modos de vida e de se organizar socialmente.
A necessidade de terras e a de trabalhadores para a lavoura levaram os portugueses a promover a expulsão dos índios de seu território, assim como a sua escravização. Assim, a nova sociedade que se erguia no Brasil impunha ao índio uma posição subordinada e dependente.
Resposta: A colonização do Brasil aconteceu por volta do século XVI, por meio da expedição de Martim Afonso de Souza. O objetivo era manter o domínio das nossas terras sobre tudo o que havia sido encontrado, para que pessoas de outros países não tomassem posse do que havia sido descoberto.
Resposta. Resposta: Não é uma afirmação muito correta, afinal quando os portugueses chegaram, os povos nativos já habitavam o país.