De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a época indicada para o plantio do pimentão é entre os meses de agosto e fevereiro. O início da colheita deve ocorrer entre 100 e 110 dias.
um ano
As plantas de pimentão são tutoradas tanto no sistema de cultivo protegido como em campo aberto. As hastes lenhosas da maioria dos tipos de pimenta dispensam tutoramento e desbrota. Entretanto , caso apareçam brotações na haste principal abaixo da primeira bifurcação , elas podem ser retiradas.
0,8 a 1,0 m
Número de plantas por hectare: 28.
Não há problema em semear as sementes de pimentão no local definitivo, mas como as mudas são frágeis, é recomendado o plantio em sementeiras, copos ou saquinhos de plástico ou papel. As sementes devem ficar a aproximadamente 0,5 cm de profundidade no solo e a germinação geralmente ocorre em 1 a 3 semanas.
Abra o pimentão no meio, retire as sementes e ponha para secar de um dia para o outro (exclua as sementes escuras, as esquisitas e feitas) ou, se preferir, ponha as sementes, primeiro, em um copo de água, deixe até o dia seguinte e exclua todas as sementes que boiarem (depois, seque-as em papel toalha e um dia de ar ...
Em geral, são usadas formulações de adubos químicos (NPK 4-14-8, 4-16-8, 4-30-12) e, em cobertura, adubos ricos em nitrogênio, como ureia, sulfato de amônia e ainda formulações de NPK e
Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Fase boa para plantar tomate, jiló, quiabo, berinjela, pepino, abóbora, milho, arroz, e feijão e outras. ... Além das hortaliças esta fase é ótima para o plantio de flores.
Na Lua Minguante deve iniciar-se o plantio de plantas de raízes, como a beterraba, cenoura, cebola, batata… Colher as raízes e vagens pois a planta encontra-se com menos seiva o que facilita a cozedura. Colher o milho, abóbora e outros para armazenamento, porque resiste mais ao ataque do caruncho.
O ciclo da lua crescente, da nova até a cheia que é a fase iluminada, Antunes orienta que é bom para fazer enxertos ou transplantes de plantas anuais, estas que precisam ser replantada a cada ano. No ciclo após a lua cheia, vem a minguante que se caracteriza pela fase menos iluminada e é melhor podar plantas perenes.
Porém, a época muda de acordo com a região do país, já que o clima varia entre elas. Assim, segundo o calendário agrícola, o mês adequado para o plantio do feijão na Região Nordeste é outubro, enquanto no sul o mês ideal é agosto.
A cultura do feijão responde bem à adubação orgânica. Com adubações de 15 a 20 t/ha de esterco de curral e até 4 a 8 t de esterco de galinha ou cama de frango de corte, percebe-se o efeito residual dessa adubação em até o 3º ano.
Como plantar! Coloque seu feijão sobre o algodão, coloque o copo em um local iluminado e não deixe o algodão secar. Vá colocando água sempre e aos pouquinhos. Mais ou menos em 3 dias a raiz começará a aparecer e um pouco mais tarde seu feijão vai começar a nascer.
O milho safra é plantado entre outubro e dezembro, enquanto o milho safrinha pode ser cultivado entre janeiro e abril. A segunda safra é chamada de safrinha por não ser plantada em um período ideal para a cultura, pois pode ocorrer déficit hídrico.
O milho safrinha é definido como o milho de sequeiro cultivado extemporaneamente, de janeiro a abril, quase sempre depois da soja precoce, na região Centro-Sul brasileira, envolvendo basicamente os estados do Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e, mais recentemente, Minas Gerais.
O milho safrinha possui esse nome por ser plantado após a colheita da safra, entre janeiro e abril. Ele geralmente não é irrigado, por isso chamamos de um cultivo de sequeiro, desta forma, quanto mais cedo o milho safrinha é plantado, maior o volume de chuvas e menor o tempo de seca durante o ciclo.
A cultura do chamado milho safrinha vem, a cada ano, ganhando mais importância no Brasil. Cada vez mais produtores investem em plantar milho nos primeiros meses do ano e têm retorno certo. ... Pode parecer apenas uma simples alteração de palavras, mas ela expressa o crescimento que o milho apresenta nas últimas safras.
Quando chega o período de colheita, ou época da SAFRA, o agricultor adota a técnica de pousio, ou descanso do solo, até iniciar um novo ciclo de chuvas. Os grãos e cereais, como milho e soja, são mais responsivos a essa prática agrícola, pois permanecem produtivos sem perda de qualidade.
A planta deve permanecer de dez a quinze dias neste período até atingir a maturação fisiológica. É fundamental que a ensiladeira, carretas e/ou caminhões estejam sempre de prontidão para cortar e transportar as plantas para o silo, atendendo a fase e o processamento de corte adequados.