Ditongo crescente é aquele em que a semivogal vem antes da vogal (SV + V). Neste caso, o som aumenta (cresce) do menos para o mais forte. Exemplos: gló-ria.
Ditongos crescentes: ditongos em que a semivogal vem antes da vogal. Exemplos: água, qual, mágoa, glória, mandioca, pátria, sério. Ditongos decrescentes: ditongos em que a vogal vem antes da semivogal.
Razão do acento gráfico: indicar hiato, impedir a ditongação. Veja e compare: caí e cai, doído e doido, saúde e caule. b) quando formam sílaba com letra que não seja s: ... Nota: É importante saber que existem hiatos acentuados não por serem hiatos, mas por outras razões.
Ao associar o sufixo -inho às palavras café, chá, o acento tónico passou a recair na sílaba zi, razão pela qual não faz sentido manter o acento gráfico que existia nas palavras primitivas. ... Esta regra é válida para qualquer palavra derivada por sufixação, cuja palavra primitiva contenha um acento gráfico.
Segundo as regras ortográficas do português, a palavra órgão é acentuada porque todas as palavras paroxítonas terminadas em -ã, -ãs, -ão e -ãos deverão ser graficamente acentuadas, marcando assim a sílaba tônica da palavra.
As palavras também, alguém, além, parabéns, ninguém e armazéns são acentuados por ser oxítonas (última sílaba tônica) terminadas em -em, -ens .