A vegetação do tipo pradaria é constituída de gramíneas (de 10 cm a 50 cm), desse modo, não há presença de árvores; abriga distintos animais, principalmente roedores, carnívoros e aves de rapina, répteis e insetos. Regiões cobertas por essa formação vegetal são essencialmente vulneráveis ao processo de desertificação.
Na América do Sul, as pradarias, localizadas na Argentina, Uruguai e no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, também são chamadas de pampas. Existem três tipos básicos de pradarias: Pradarias altas: nos locais mais úmidos que apresentam gramíneas de até dois metros de altura e raízes muito profundas.
Clima e os Tipos de Pradarias As pradarias geralmente ocorrem em locais de clima temperado, com verões e primaveras chuvosos e inverno e outono secos. ... Pradarias Temperadas: com temperaturas que variam entre o quente e frio, dependendo da estação, desenvolvidas em locais mais úmidos.
As pradarias, de acordo com uma maior ou menor precipitação anual, podem apresentar diferentes aparências e composições em sua flora. Possuem solos particularmente profundos, escuros e férteis, resultado da decomposição de matéria orgânica.
0 Cerrado é o segundo maior domínio morfoclimático do Brasil (o maior é a Amazônia) e ocupa principalmente o Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Tocantins, mas também outros Estados.