Alguns dos exames mais pedidos pelo médico para identificar o câncer são:
Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.
O PET scan é capaz de mostrar como o corpo está funcionando, através da administração de uma substância radioativa, chamada de traçador, que quando absorvida pelo organismo, emite radiação que é captada pelo equipamento e transformada em imagem.
Após um repouso de 60 minutos, necessário para a concentração do radiofármaco no organismo, é feita a aquisição das imagens, processo que dura cerca de 20 minutos. Os resultados são liberados em até 48 horas.
O PET/RM possui vantagens importantes, incluindo excelentes contrastes e resolução, e menor radiação ionizante, em comparação ao PET/TC. Por isto, é uma modalidade promissora para exames de imagem de pacientes oncológicos, para avaliar o cérebro, cabeça e pescoço, o fígado e a pelve.
Embora a Medicina Nuclear também seja aplicada para realizar diagnósticos por imagem, ela usa métodos diferentes e é usada em situações bem específicas. Os seus métodos de realizar exames incluem o uso de radiofármaco, substâncias radiomarcadoras de nutrientes e proteínas.
No caso da radiologia, os diagnósticos permitem uma análise das alterações morfológicas das estruturas internas do corpo da pessoa examinada, ou seja, das mudanças ocorridas em seu formato. Já na medicina nuclear, os resultados permitem a análise do funcionamento dessas estruturas.
Esta é uma especialidade médica que utiliza quantidades mínimas de radiação, através de elementos conhecidos como radiofármacos, para realizar exames diagnósticos, tratamentos terapêuticos e auxiliar alguns procedimentos cirúrgicos.
A medicina nuclear serve para permitir observar o estado fisiológico dos tecidos de uma forma não invasiva. Como isso é possível? Através de uma marcação nas moléculas em processos fisiológicos com isótopos radioativos, denunciando sua localização por emitirem radiação nuclear.