Os reflexos neurológicos são inatos e demonstram a capacidade do indivíduo de responder a estímulos externos. Também chamados de reflexos primitivos, estão diretamente relacionados às condições de sobrevivência do ser humano e podem indicar dificuldade para desenvolver alguma atividade básica, como andar ou falar.
Entre os reflexos elementares para a sobrevivência está a resposta do bebê de apertar o dedo indicador dos pais quando eles o colocam em sua mão. Esse reflexo, denominado “de pressão”, é mais consistente nos prematuros e costuma durar apenas dois meses.
REFLEXOS PRIMITIVOS: Presentes: sucção, Moro, mão-boca, preensão palmar, preensão plantar, cutâneo-plantar extensor – desapareceram: marcha reflexa, apoio plantar, reptação, tônico-cervical assimétrico . semelhantes ao adulto.
7 principais reflexos presentes no recém-nascido
O ato reflexo é o mais rápido mecanismo de estímulo e resposta do sistema nervoso. Ocorre quando reagimos de maneira instantânea e involuntária a estímulos ambientais. Alguns reflexos são inatos, como a flexão da perna de um recém nascido ao se fazer cócegas em seus pés.
Os reflexos tendinosos profundos revelam informações sobre a integridade do sistema nervoso central e periférico. Geralmente, os reflexos diminuídos indicam um problema periférico e reflexos exagerados um problema central.
Os reflexos primitivos são respostas automáticas e estereotipadas a um determinado estímulo externo. Estão presentes ao nascimento mas devem ser inibidos ao longo dos primeiros meses, quando surgem os reflexos posturais. ... De modo geral, a sucção reflexa e a marcha reflexa desaparecem por volta dos dois meses de vida.
Os atos reflexos são respostas involuntárias, comandadas pelo SNC, a determinados estímulos recebidos pelo organismo. ... Os receptores sensoriais existentes no tendão patelar captam o estímulo e o converte em impulso nervoso.
Para avaliar o reflexo de preensão palmar, o examinador deve posicionar o dedo index na palma da mão da criança, obtendo como resposta a flexão dos dedos.
Já o reflexo gag é um mecanismo de defesa do nosso corpo para que o alimento volte para a boca. O importante nesse momento é manter a calma e passar segurança para o bebê!
O mecanismo de sucção inicia-se com o reflexo de procura. Esse reflexo é um precursor para a pega correta, pois, quando os lábios ou as bochechas são estimulados, a criança move sua face em direção ao estímulo, ocorre abertura da boca e protrusão da língua (.