A aveia é um cereal rico em avenantramida, um composto fenólico com ação antioxidante que combate o excesso de radicais livres no organismo, ajudando, assim, a prevenir o surgimento de doenças, como diabetes, aterosclerose e pressão alta.
Apesar de todos os benefícios que podemos obter com o consumo regular ou diário da aveia, seu consumo exagerado pode trazer malefícios à saúde. Existem algumas condições de saúde que também restringem o consumo deste cereal, veja:
A aveia ajuda a emagrecer, porque é rica em fibras que diminuem o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade e diminuindo o consumo de alimentos ao longo do dia. Veja como usar a aveia para emagrecer.
Outro ponto são os gases intestinais e possíveis quadros de diarreia. Isso pode ocorrer somente se o seu intestino for naturalmente solto e você exagerar no consumo desse Grão. Lembre-se de que a aveia é boa para prisão de ventre e esse não é seu caso.
a Aveia é uma fonte rica de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis, o que ajuda na regulação dos movimentos intestinais e, portanto, previne a constipação.
Os inúmeros benefícios da aveia são consequências das suas excelentes propriedades nutricionais. Ela é rica em fibras solúveis e insolúveis, em vitaminas e minerais, confira a seguir a tabela nutricional completa para 100 gramas de aveia crua:
Deixei por último mais um dos famosos benefícios da aveia: o ganho de massa muscular. A Aveia é recomendada a atletas por seu alto valor energético e também por ser rica em proteínas. Assim, a aveia pode ser consumida tanto antes dos treinos como combustível imediato aos exercícios quanto depois para ajudar na recuperação da musculatura.
O consumo regular ou diário desse cereal pode trazer muitos benefícios à saúde e bem-estar, tornando seu dia a dia mais saudável e, ainda, mais saboroso. Veja a seguir quais os principais benefícios da aveia.
A quantidade recomendada de aveia por dia é de 2 colheres de sopa, que pode ser adicionada a frutas, sucos e iogurtes ou usada no preparo de biscoitos, sopas, caldos, tortas, bolos, pães e massas.
A aveia de grão integral tem maior teor de zinco em comparação com milho, trigo e arroz, que estão entre os cereais mais consumidos na região da América Latina. Uma porção de 30g de aveia contribui com 8% a 12% do Valor Nutricional de Referência3, 4, 5, 9, 10.
Por ser rica em fósforo e magnésio, que são minerais importantes para a formação e fortalecimento dos ossos, a aveia ajuda na prevenção de situações como osteoporose e fraturas.
Emagrecer é um dos benefícios da aveia mais procurados. Afinal muitas pessoas utilizam a aveia nas dietas para perder peso. esse Grão emagrece porque reduz a fome, prolonga a sensação de saciedade e ajuda a eliminar a gordura em excesso através das fezes.
Possui ainda o título de especialista em Coaching em Bem-Estar e Saúde (2019) e em Psiquiatria (2019) pela Universidade Europeia Miguel de Cervantes . Ao longo de sua carreira profissional, atuou na área de psicologia social, selecionando e treinando pessoal. Desde 2008, trabalha como formadora de psicologia e inteligência emocional e oferece apoio psicopedagógico a crianças com problemas de desenvolvimento e aprendizagem.
Boa noite,gostei muito conpleto♡.Gostaria de saber sobre a aveia usada em granolas.se triturasse para consumir os seus benefícios seria relacionados com o tipo de farelo de aveia? Porque fica bem parecido quando faço isso.
A aveia é um cereal rico em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, além de ser excelente fonte de fibras solúveis. Estudos mostram que esses nutrientes contribuem para o controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.
Seu consumo proporciona os seguintes benefícios: – Auxilia o bom funcionamento intestinal, pois retarda o esvaziamento gástrico, resultando em maior saciedade. – Diminui os níveis de colesterol total e LDL (colesterol ruim), além de ajudar a manter seus níveis adequados. – Diminui a liberação de açúcar no sangue.
Depois dos flocos, o farelo de aveia é a opção mais nutritiva. O farelo é parte mais externa do grão, onde temos menos carboidratos e muitas proteínas e fibras solúveis que retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol além de promover saciedade.
No caso do mingau de aveia, além da praticidade, esta opção ainda conta com baixo índice glicêmico, altas doses de proteínas e fibras. Ele pode ser preparado com água ou leite de origem vegetal ou animal, e ainda permite receber acompanhamentos como mel, frutas e castanhas variadas para enriquecer seu sabor.
Modo de preparo Ferva a água e, em seguida, adicione a aveia. Deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos ou até que os flocos estejam macios e cremosos. Retire do fogo e deixe esfriar. Sirva em um prato com mel, canela, granola e as frutas fatiadas.
Contudo, por ser altamente calórica, as pessoas que estão em dieta para perder peso e diabéticos precisam estar atentos. Mingau de amido de milho: A maisena, como também é conhecida, é um ingrediente com alto índice glicêmico, ou seja, libera açúcar no sangue e de forma rápida evitando picos de hipoglicemia.
Estímulo ao consumo de vitaminas e minerais O mingau é um alimento rico em vitaminas de A a E. Ele também conta com importantes minerais para o correto funcionamento do organismo, com ferro e zinco.