Assim, um dos grandes comércios britânicos era o ópio, trazido da Índia, que trouxe graves problemas sociais para a China. Quando o governo chinês proibiu o comércio de ópio, os ingleses atacaram. A principal consequência foi o Tratado de Nanquim e a posse da Ilha de Hong Kong até 1997.
1839 – 1860
b) Que relação pode ser estabelecida entre essa charge e as Guerras do Ópio? c) As Guerras do Ópio e a consequente presen ça estrangeira na China contribuíram para a organização de um movimento de resistência no país.
A guerra terminou com a derrota chinesa e a assinatura do Tratado de Nanquim, em agosto de 1842. A China aceitou suprimir o sistema de Co-Hong (companhia governamental chinesa) e abrir cinco portos ao comércio estrangeiro. ... A segunda Guerra do Ópio travou-se entre 1856 e 1860.
Resposta: A Grã-Bretanha, que por sua vez estava passando pela segunda Revolução Industrial, precisava cada vez mais de matérias-primas a baixos preços e um grande mercado consumidor para realizar a venda de seus produtos.
Resposta. Os ingleses eram ávidos pelo consumo de chás, sedas e porcelanas chinesas, ao mesmo tempo que os chineses não tinham interesse nos produtos ingleses. A Inglaterra a princípio tentou exportar seus tecidos, mas os chineses preferiam sua própria seda. O ópio sempre foi consumido na China para uso medicinal.
Em 1839, diante do assassinato brutal de um súdito chinês por marinheiros britânicos embriagados em Cantão, o comissário imperial chinês ordenou a expulsão de todos os ingleses da cidade. ... Esses factos serviram de pretexto para que a Grã-Bretanha declarasse guerra à China, na chamada Primeira Guerra do Ópio (1839-1842).
9) Quais as revoltas contra o Imperialismo ocorreram, respectivamente, na Índia e na China: a)Guerra do Ópio e Revolta dos Cipaios.
Resposta: Revolta dos Cipaios e Guerra do Ópio.