Este sistema integra todas as informações relacionadas aos recursos físicos e humanos disponíveis para o uso do SUS; permite aos gestores saber qual o volume de equipamentos disponíveis para prestar assistência à saúde de sua população.
Os Sistemas de Informação da Saúde (SIS) são compostos por uma estrutura capaz de garantir a obtenção e a transformação de dados em informação, em que há profissionais envolvidos em processos de seleção, coleta, classificação, armazenamento, análise, divulgação e recuperação de dados.
São objetivos do SUS: a) a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; b) a formulação de políticas de saúde destinadas a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e outros agravos; e c) execução de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, ...
Os sistemas de informação têm grande importância no crescimento das empresas. Com o uso destas ferramentas, elas conseguem definir estratégias de crescimento sólido, reduzir as perdas e projetar ações futuras de grande impacto.
Desde que o SUS foi implantado, o DATASUS tem por principal objetivo estruturar sistemas de informação em saúde, integrar dados em saúde, bem como auxiliar na gestão dos diversos níveis de atenção em saúde.
O objetivo do DATASUS é coletar, processar e disseminar informações sobre saúde no país. Além de ajudar no suporte em informática e sistemas necessário para o planejamento, operação e controle aos órgãos do SUS.
O Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) surgiu em 1991 com a criação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pelo Decreto 100 de publicado no D.O.U. de e retificado conforme publicado no D.O.U. de
Ele coleta, processa e dissemina informações sobre a saúde no Brasil. Além de trazer dados estatísticos sobre uma série de indicadores no país, o DataSUS também administra aplicativos e sistemas bastante utilizados por profissionais como o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, por exemplo.
O repositório Institucional DataSUS, pertencente ao Ministério da Saúde (MS), é alimentado por uma rede de sistemas de informações em saúde (SIS), cada um responsável pela coleta de dados de cada área de abrangência do Sistema Único de Saúde (SUS).
Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA Os produtos da Rede baseiam-se nos dados e informações gerados em parceria e referem-se tanto ao estado de saúde da população, quanto aos aspectos de natureza econômica e social que condicionam e influenciam a situação de saúde.
Programa para análise local de base de dados do Sinan Net. OTabWin permite que você: importe as tabulações efetuadas na Internet (geradas pelo aplicativo TABNET, desenvolvido pelo DATASUS e utilizado na página Informações de Saúde deste site);
O TabWin permite que você: importe as tabulações efetuadas na Internet (geradas pelo aplicativo TABNET, desenvolvido pelo DATASUS e utilizado na página Informações de Saúde deste site); realize operações aritméticas e estatísticas nos dados da tabela gerada ou importada pelo TabWin.
Instruções de instalação
Abra o TabWin. Vá em "Arquivo" e "Abrir Tabela". Abra a "Tabela para mapear". Terá no TabWin três colunas.
Instruções de instalação do TabWin e do Dbf2Dbc Crie em seu micro uma pasta com o nome TabWin. 2. Transfira todos os arquivos copiados da Internet para essa pasta. 3.
Antes de usar o TABWIN precisa fazer atualização no Exportador dos Sistemas Sinasc ou Sim. Clicando no 5º ícone (gerar arquivo), da esquerda para a direta, aparece a seguinte tela.
Instruções de instalação
Acesse a página de download de dados do DATASUS ou, caso o link direto não funcione, siga os seguintes passos: entre na página inicial do DATASUS, clique no menu “Acesso à Informação” > “Serviços” > “Transferência/Download de Arquivos”.
Acesse a página de download de dados do DATASUS ou, caso o link direto não funcione, siga os seguintes passos: entre na página inicial do DATASUS, clique no menu “Acesso à Informação” > “Serviços” > “Transferência/Download de Arquivos”.
Formalizada em 1996, por Portaria Ministerial e por acordo de cooperação com a Opas, a Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas tendências, visando aperfeiçoar a capacidade de formulação, gestão e avaliação de ...
As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.
Classificação dos indicadores de saúde • Negativo: – morbidade; – mortalidade. Positivo: – qualidade de vida; – fator de proteção.
Existem vários tipos de indicadores de saúde que podem ser analisados pela alta administração, como por exemplo, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, envelhecimento da população, entre outros.