Resposta: As condições que levaram os primeiros povos mesopotâmicos a fixaram-se às margens dos rios Tigre e Eufrates foram: a terra fértil e a grande disponibilidade de água. A terra em torno dos rios Tigres e Eufrates era muito fértil. Isso era muito para a agricultura.
A agricultura na Mesopotâmia era baseada nos vales férteis e nas margens dos rios Tigre e Eufrates, com a construção de diques e barragens para regular o regime irregular de cheias.
O sistema educativo na Mesopotâmia compreendia unicamente o intelecto e o físico. A educação de um jovem de ambos os sexos e das classes mais elevadas envolvia o treinamento com escriba. O objetivo da educação era obter o grau de escriba, e entender a linguagem dos homens e dos deuses.
Resposta: A economia na mesopotâmia era formada por sacerdotes, aristocratas, militares, comerciantes, artesãos, camponeses e por último os escravos; cuja a função era servir os mais "ricos", eles não tinham uma vida livre, e levavam uma vida humilde e alimentação muito simples, viviam também em habitações simples.
Resposta. eram prisioneiros de guerra ou pessoas livres que aviam se vendido ou sido vendidas por suas famílias para os mercados de escravos.
incentivo a agricultura por meio de construções de açudes e canais de irrigação;a unificação da língua e da religião e a organização de um código de leis,o código de Hamurabi,que embora não seja o primeiro conjunto de leis escritas,é um dos mais conhecidos.
A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. A presença em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse sedentarizar-se e formar cidades naquele local.
Com o passar dos séculos, a agricultura foi se aperfeiçoando e se fez indispensável à construção de obras de irrigação (canais, valas, diques, muros de contenção) que pudessem ampliar a possibilidade de produção de alimentos.