Conclusão: o acorde de Dó Maior é formado pela soma das notas Dó, Mi e Sol....Os acordes naturais
Diminuta é o feminino de diminuto. O mesmo que: pequena, mínima, parca, reduzida, pouca, apoucada, escassa, rápida.
Acorde Diminuto é o acorde musical formado de um intervalo de 3a menor, 5a diminuta e 7a diminuta (que equivale à sexta). Isto é, a distância entre a fundamental e a terça é de 1 tom e meio, de 3 tons entre a fundamental e a quinta e de 4 tons e meio entre a fundamental e a sétima.
Por exemplo, uma cadência típica na harmonia tradicional seria: Dó maior - Ré menor 7 - Sol 7 - Dó maior: repare como as notas ou graus dos acordes seguem o ciclo de quintas no sentido anti-horário. O ciclo de quinta nos mostra quais notas são mais próximas ou que soam mais consonantes com a nota tocada.
O ciclo das quartas, além de te ajudar a estudar os acidentes musicais nas escalas, ainda é uma forma de ampliar seus estudos de música como um todo, especialmente no que diz respeito ao estudo de harmonia. Com ele você poderá decorar escalas maiores e memores e também estudar melhor sobre campo harmônico.
– A escala de Dó maior não possui nenhuma alteração (nenhuma nota da escala apresenta sustenidos ou bemóis). – A nota Sol está uma quinta acima de Dó, e a escala de Sol maior apresenta uma alteração, a nota F#. – A nota Ré está uma quinta acima de Sol, e a escala de Ré maior apresenta 2 alterações (as notas F# e C#).
Quinta do Sol está localizada no Centro-Oeste do estado, a 445 quilômetros de Curitiba. O município, em 2018, foi oficializado como a “Capital Paranaense do Folclore”, devido a sua referência estadual na preservação, difusão e estudo do folclore do Paraná e do Brasil.