Desse modo, toda estrutura social contém, no mínimo, essas três partes que lhe são inseparáveis: por base, uma forma histórica de produção (relações homem-natureza); por corpo, um sistema de estratificação social (relações homem-homem); por cúpula, um conjunto de instituições e valores sociais, cujo escopo é sancionar ...
O filósofo alemão Karl Marx definia a estrutura como a forma para produção social da vida, onde os homens estabelecem determinadas relações necessárias e independentes de sua vontade. ... A estrutura social seria o produto da relação dialética entre a superestrutura e a infraestrutura.
Capelania não é um termo moderno. É o nome dado aos serviços religiosos/pastorais prestados por sacerdotes, diáconos, religiosos (as), pastores (as), outros(as) agentes/ministros (as), leigos e leigas, especialmente envolvidos(as) com a área da saúde, em hospitais (instituições Psiquiátricas, Asilos, Sanatórios).
Significado de Capelania substantivo feminino Dignidade, atividade especial de um capelão.
A Capelania Universitária funciona como espaço de promoção à vida religiosa e espiritual de toda a comunidade educativa, com vivência na participação dos sacramentos e no acompanhamento espiritual individualizado.
A faculdade de Capelania é uma graduação de nível superior com titulação de bacharelado, onde o futuro capelão passa por um conhecimento acadêmico da teologia, para a formação líderes religiosos capazes de auxiliar as pessoas em eventualidades e dificuldades pessoais ou familiares das mais diferentes situações.