Qual O Contexto Histrico Em Que Surge O Barroco?

Qual o contexto histrico em que surge o barroco

Essa época surgiu no final do Renascimento e manifestava-se através de grande ostentação e extravagância entre os grupos beneficiados pelas riquezas da colonização.

Passada a fase do Barroco baiano, suntuoso e pesado, o estilo atingiu no século XVIII a província de Minas Gerais. Foi ali que Aleijadinho (1738-1814) elaborou uma arte profundamente nacional.

Lista de exercícios

Gregório de Matos e Guerra (1633-1696) é considerado o primeiro grande poeta brasileiro. Nascido em Salvador e filho de família abastada, recebeu ampla formação cultural e estudou Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal.

No Brasil, a arte barroca se destacou na segunda metade do século XVIII, com o ciclo do ouro. Os trabalhos mais importantes são os de Aleijadinho, Manuel da Costa Ataíde e as composições sacras de Lobo de Mesquita e Marcos Coelho.

c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista.

O Barroco foi um estilo artístico e literário que valorizou muito os temas religiosos e o uso de detalhes nas obras de arte e literatura.

O Barroco foi um estilo artístico e literário que valorizou muito os temas religiosos e o uso de detalhes nas obras de arte e literatura.

Nessa época, não havia no Brasil condições para o desenvolvimento de uma atividade literária propriamente dita. O que se viu foi alguns escritores se espelhando nas fontes estrangeiras, geralmente nos portugueses e espanhóis.

João Calvino (1509-1564) defendia a ideia de que o lucro obtido pelo trabalho é uma dádiva divina, o que aumentou a debandada de fiéis.

O foco do conceptismo é o trabalho com as ideias e os conceitos, seguindo um raciocínio lógico e valorizando a construção intelectual dos textos. Para atingir esse objetivo, os autores usam:

PORTUGUÊS

Padre Antônio Vieira (1608-1697) nasceu em Lisboa e ainda criança foi morar no Brasil, onde passou a maior parte da sua vida. Considerado o principal escritor do barroco português, sua obra abrange as literaturas portuguesa e brasileira.

Nesse período, o homem vivia um grande conflito: de um lado, a convivência com os valores renascentistas; de outro, o resgate de valores religiosos e a busca pela salvação.

Além da literatura, o barroco espanhol foi um dos mais marcantes desse período, onde se destaca o pintor Diego Velázquez e as obras: "As meninas", "Velha fritando ovos", "Retrato de um homem" e "Cristo Crucificado".

Características do Barroco

Características do Barroco

Lutero defendia que a salvação só é conseguida por meio de uma vida marcada pela religiosidade, pelo arrependimento dos pecados e pela fé em Deus.

O barroco representou um novo padrão estético para a produção artística do ocidente no século XVII, fortemente influenciado pela religiosidade. Entretanto, o barroco tinha também um conteúdo de interesse político, que o inseria em um conflito característico da Idade Moderna. Explique sucintamente qual era este conflito e como o barroco era utilizado neste contexto.

Contexto histórico

É nesse cenário turbulento que se encontra o homem do Barroco: dividido entre a fé e a razão, lutando internamente com questões existenciais, em um tempo de perseguições da Igreja Católica e sua luta pelo poder.

O estilo barroco teve início na Itália, sendo, posteriormente, desenvolvido em outros países europeus na pintura, na arquitetura, na escultura, na música e na literatura.

Na Europa do Norte, o Barroco teve nuances diferentes, porque o movimento protestante ganhou mais força na região, difundindo-se por ela. Já no sul europeu, o domínio católico prevaleceu nos territórios atuais de Portugal, Espanha e Itália.

Barroco na Europa

Fundação da Companhia de Jesus pelo padre Inácio de Loyola (1491-1556).

Os seus textos contêm influências de poetas barrocos como Quevedo e Gôngora. Mas, além disso, incorporam a vida colonial, abordando temas locais, expressões populares e termos de origem indígena e africana.

A Literatura Barroca Portuguesa teve seu início no final do século XVI. Esse período estendeu-se até meados do século XVIII, quando surgiu um novo estilo literário: O Arcadismo.

Videoaulas

Antíteses: “[...] enfermo Senhor, e saúde de nossas almas, este é o mal ou o bem de que adoecestes, e o que vos há de tirar a vida. E porque quisera mostrar aos que me ouvem que, devendo-vos tudo pela morte, [...]”; “Os remédios do amor e o amor sem remédio”; e “Ainda não sabemos de certo se o vosso amor se distingue da vossa graça. Se se não distinguem, peço-vos o vosso amor, […]”;

Confira alguns versos de Francisco Rodrigues Lobo, autor português e um dos maiores discípulos de Camões. Nesses versos, o amor é visto como um sentimento contraditório.

Vieira teve sólida formação intelectual e cultural. Não é por acaso que Fernando Pessoa o chamou de Imperador da Língua Portuguesa.

Tópicos deste artigo

Tópicos deste artigo

Fusionismo: fusão entre a visão medieval e a renascentista;

Dentre as figuras de linguagem em destaque, observamos a antítese (entre arrependido e ofendido) e a anadiplose, figura pouco conhecida e que funciona desta forma: uma palavra do final de um verso é repetida no início do próximo verso.

Qual o contexto histórico geopolítico geral do período barroco?

O contexto histórico do barroco está totalmente associado ao catolicismo. Afinal, a Igreja Católica se sentia ameaçada pela Reforma Protestante de Martinho Lutero e perdia seu poder e domínio no século XVI. Porém, o clero ainda influenciava a economia, a política e a esfera religiosa dessa época.

Qual o contexto histórico do barroco em Portugal?

O Barroco em Portugal teve início 1580, com a morte do escritor português Luís de Camões, e fim em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia. Esse estilo literário, também é chamado de Seiscentismo (por ter iniciado no final do século XVI), é posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).

Em que época aconteceu o barroco no Brasil?

16

Que poeta introduziu o barroco no Brasil e com qual obra?

A poesia épica “Prosopopeia”, de Bento Teixeira, introduziu o Barroco no Brasil.

Quais autores barrocos tiveram mais destaque?

Quais autores Barrocos tiveram mais destaque?

  • BENTO TEIXEIRA. Iniciador do Barroco no Brasil, autor de Prosopopéia.
  • GREGÓRIO DE MATOS. O Boca do Inferno; poeta maior do Barroco brasileiro.
  • PADRE ANTÔNIO VIEIRA. Maior orador sacro de nossa literatura.
  • MANUEL BOTELHO DE OLIVEIRA.