Apesar de ser uma situação corriqueira, o engasgo pode se transformar em uma emergência e provocar a morte por asfixia. Caso o material engasgado seja muito grande e não seja possível jogá-lo para fora do corpo, a passagem de ar para a traqueia pode ficar obstruída e o indivíduo não conseguirá respirar.
O que fazer em caso de engasgo
Antes de esclarecer essa dúvida, é importante explicar por que engasgamos. O engasgo acontece quando a epiglote (espécie de válvula localizada na parte superior da laringe que se fecha durante a deglutição) se abre, permitindo que o alimento ou líquido ingerido siga o caminho da respiração e não o da deglutição.
Use a água do bochecho para movimentar a musculatura das bochechas. Movimente a água de um lado para o outro. Movimente a língua para fora da boca, de um lado para o outro, para cima e para baixo. Diante de alguma dificuldade para engolir procure um fonoaudiólogo.
A dor de cabeça de origem estomacal vem acompanhada de sintomas gastrointestinais como azia, por exemplo. Muitas vezes ocorre após uma refeição mais pesada, quando também ocorre o aparecimento de algum desconforto gástrico.
Pessoas com o problema podem apresentar uma digestão ruim, rouquidão crônica, tosse contínua, dor, soluço, entalos constantes, perda de peso considerável sem causa aparente e sangue pela boca. O tratamento inclui remédios que inibem a produção de ácido pelo estômago ou esvaziam o órgão mais rapidamente.