Significado de Aterrar verbo intransitivo Pousar em terra (o avião, o helicóptero, o dirigível, a espaçonave).
Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.
Massa. É qualquer corpo condutor de eletricidade que não tenha necessariamente função elétrica/eletrônica no circuito, sendo normalmente conectado ao terra por motivos de segurança.
O esquema TN possui variações para uma melhor aplicabilidade. Nesse esquema, a fonte de alimentação é diretamente aterrada como no esquema TT. Na instalação, todas as partes metálicas expostas e as partes metálicas não pertencentes à instalação são ligadas ao condutor neutro através de condutores de proteção.
Massa. É qualquer corpo condutor de eletricidade que não tenha necessariamente função elétrica no circuito, sendo normalmente conectado ao terra por motivos de segurança.
O neutro é um condutor fornecido pela concessionária de energia junto com a(s) fase(s) para o retorno da corrente elétrica, enquanto o “terra” é feito por uma haste metálica ligada a Terra (solo) e, o mais importante, NÃO DEVE haver corrente circulante por ele.
Em instalações com equipamentos sensíveis deve ser 5 ohms ou menos. " A NBR5410 recomenda que a resistência dos aterramentos estejam abaixo de 10 ohms, para áreas classificadas este valor deve ser inferior a 5 ohms, como prevê a NFPA e IEEE.
A proteção contra contatos diretos deve ser assegurada por meio de: Isolação das partes vivas: É destinada a impedir todos os contatos com as partes vivas da instalação elétrica através do recobrimento total por uma isolação que somente possa ser removida através de sua destruição.
Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.
-Tipos de proteção: - Básica: visando a proteção contra contatos diretos. Exemplo: isolação básica ou separação básica; uso de barreira ou invólucros, ou limitação da tensão. - Supletiva: visando a proteção contra contatos indiretos.
Contacto Direto: Acontece quando um indivíduo entra em contacto com uma parte ativa de um circuito que está sob tensão. ... Contacto Indireto: Acontece quando um indivíduo entra em contacto com massas (partes metálicas) acidentalmente sob tensão.
O trabalho com instalações e equipamentos elétricos expõe o trabalhador aos riscos de queimaduras, paralisia muscular ou até mesmo a morte em acidentes nos quais a corrente elétrica passa através do corpo. A corrente elétrica somente pode se deslocar quando existe um circuito completo.
Segundo Vieira (2005), choque elétrico é uma perturbação que se anuncia no organismo humano, quando é percorrido por uma corrente elétrica. Essas perturbações podem provocar contração muscular tônica contínua, parada respiratória, fibrilação ventricular do coração e queimaduras.