Em linguagem informal, o verbo ter pode ser utilizado como um verbo impessoal, sendo conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular. Isso ocorre quando é usado com o sentido de ter existência, sendo sinônimo de haver: Há pessoas na entrada esperando por você.
"Tive" encontra-se no pretérito perfeito simples do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e exprime uma acção que se localiza em certo momento do passado; "tinha" encontra-se no pretérito imperfeito do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e refere-se a um facto passado, mas não concluído, ...
A maioria: 1 maioria, maior número, o mais, generalidade, geral, pluralidade, multiplicidade, massa, grosso, comum.
Significado de Grande adjetivo De tamanho maior ou fora do normal: cabeça grande. Comprido, extenso ou longo: uma corda grande. Sem medida; excessivo: grandes vantagens. Numeroso; que possui excesso de pessoas ou coisas: uma grande manifestação; uma grande quantia de dinheiro.
Por que razão pode-se dizer «mais pequeno» e não se pode usar «mais grande»? Não se pode dizer mais grande, simplesmente por isto: a Língua Portuguesa não enveredou por aí.
Mais grande e mais pequeno: quando usar
Certo. "Mais ruim", assim como "mais bom", "mais grande" e "mais pequeno", são todas expressões incorretas gramaticalmente na língua portuguesa. Seus equivalentes corretos são, respectivamente, "pior", "melhor", "maior" e "menor".
Qual é o certo. Português do Brasil: mais pequeno vs. menor O mundo fica cada vez mais pequeno/menor. ... Mais pequeno e mais grande só podem ser usados quando se compara duas características de uma mesma coisa/pessoa mas no Brasil não temos o hábito de usar nem com essa exceção.
As expressões maior de idade e menor de idade são as formas mais corretas e cultas de indicar pessoas que já atingiram ou que ainda não atingiram a maioridade.
Resposta. Pois mesmo uma palavra indicar superioridade, a quantidade de letras acaba sendo menor.
Não use a construção menos pior. Pior é a forma (irregular) do comparativo de superioridade do adjetivo mau ou do advérbio mal. Isso quer dizer que pior é o mesmo que mais mau (ou, dependendo do contexto, mais mal). No lugar de "menos pior", use "menos mau", "menos ruim" ou, se se tratar de advérbio, "menos mal".
Assim: "Alguns textos são melhores (isto é, mais bons) ou piores (isto é, mais maus) que outros". Mas, no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis. Assim: "As crianças comportaram-se melhor (isto é, mais bem) ou pior (isto é, mais mal) que os adultos".
Menos mal é o contrário de “mais bem”. Por ser um advérbio, menos mal é invariável. Exemplos com menos mal: Ainda enjoei um pouco na viagem, mas passei menos mal do que das outras vezes.
Verificado por especialistas Trata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor". É o mesmo caso de "melhor", em vez de "mais bom", e "pior", em vez de "mais ruim". Por isso, falamos "Marcelo é maior que Márcio" e "Roberta é menor que a irmã".