Por não serem solúveis em água (se diluem com a aplicação de solventes) oferecem uma proteção bem mais integral contra a oxidação e a umidade.
Procure deixar a massa corrida em pequeninos pedaços. Adicione cerca de ¼ de uma xícara de água morna no recipiente. Misture a massa e quebre-a em pedaços cada vez menores. Continue mexendo, até que os pedaços da massa corrida desapareçam e ela se torne novamente uma só massa, uniforme.
Modo de preparo Para fazer a tinta lavável são precisos três materiais: terra, água e cola. Basta misturar de seis a oito quilos de terra bem coada, um quilo de cola branca e dez litros de água. Depois é só pintar.
Para áreas internas a massa corrida é a ideal. Já para as externas, a versão acrílica se sai melhor. Apesar de ambas terem a função de nivelar superfícies, as resistências são diferentes.
A massa acrílica oferece acabamento mais liso às tintas em látex e PVC ou acrílica, além de possuir alta resistência à umidade. É uma massa de fácil aplicação e com grande poder de enchimento. A sua secagem é rápida, é fácil de lixar e de aplicar.
Para escolher entre massa acrílica ou massa corrida, saiba que, por ser resistente à umidade, a massa acrílica é indicada para ambientes molhados, como banheiro, área de serviço e cozinha.
Com a parede já rebocada, utilize lixa n° 80 ou 100 para preparar a parede para aplicação da massa corrida. É necessária uma superfície limpa, por isso, limpe o local com vassoura ou escova seca para retirar a poeira do lixamento. Aplique uma demão de selador acrílico.
Para preparar a parede antiga é necessário lixar bem, remover todo o residual. Após lixar passe na parede um tecido úmido e com solvente para acabar com a tinta que ainda está na parede. Não passando por cima de nenhuma etapa desse processo tudo vai dar certo.
8 Respostas. Sim, mas busque um bom profissional para executar o serviço. Obrigado ! Bom dia então você até pode aplicar massa corrida por cima mas tem que verificar se a parte em que vai ser aplicada não recebe umidade.
A primeira demão é para fazer as correções das imperfeições maiores. Em seguida, você lixa a superfície e aplica uma segunda mão para corrigir os defeitos menores que ainda ficaram na parede. O tempo de secagem varia de duas a três horas – vai depender muito da temperatura ambiente.
– “Final” é o tempo depois do qual a pintura estará completamente seca. Em geral, as tintas apresentam os seguintes tempos de secagem: para o toque, de 1 a 3 horas; para as demãos, cerca de quatro horas e para o resultado final, também de quatro a oito horas.
Vamos lá!
Como tirar umidade da parede do quarto?