Os autores destacam que, tal como os indivíduos, as organizações também têm dificuldade em mudar hábitos e atitudes num ambiente estável. Por isso, um dos meios para promover a geração de conhecimento é criar uma sensação de crise antes que esta seja uma realidade.
"Empresas criadoras de conhecimento" são aquelas que criam conhecimento de forma sistemática, que os disseminam por toda a organização e possuem a capacidade de incorporá-los em novos produtos e tecnologias.
No entanto, para que haja criação de conhecimento, o ambiente organizacional deve ser propício, ou seja, é necessário ter um espaço compartilhado, denominado de contexto capacitante ou ba, em que as pessoas possam sentirem-se seguras e mobilizadas para compartilhar informações e conhecimentos com o grupo e com a ...
Para Holton (1996), a avaliação da transferência das aprendizagens baseia-se numa avaliação do desempenho individual e explica-se pela associação a quatro grandes categorias de fatores: 1) as características dos treinandos (aptidões e/ou habilidades e fatores de personalidade); 2) o design do treinamento (incorporação ...
Treinamentos formais, como aulas e palestras, permitem a troca de conhecimento explícito. Estratégias mais personalizadas, baseadas no contato pessoal e que demandam mais tempo, como coaching e mentoring, são mais apropriadas para a transmissão do conhecimento tácito.
Existem quatro modos de conversão de conhecimento: Socialização, onde o conhecimento é transferido de modo tácito para tácito; Externalização, onde o conhecimento é transferido de modo tácito para explícito; Combinação, onde o conhecimento é transferido de modo explícito para explícito; e Internalização, onde o ...
Componentes da gestão do conhecimento. Cruz (2002) considera a existência de três (3) elementos fundamentais para que se possa implantar a gestão do conhecimento com sucesso: (1) comportamental, (2) informacional e (3) tecnológico.
A gestão do conhecimento pode ser dividida em três pilares: processos, pessoas e tecnologia (SERVIN; DE BRUN, 2005; DALKIR, 2013; RABABAH et al, 2013) .
5 Ferramentas de Gestão do Conhecimento
As principais tecnologias de informação utilizadas para implementação e viabilização da gestão do conhecimento são videoconferência, growpware, painéis eletrônicos e grupos de discussão, bases de dados on-line, CD-ROMs, Internet, Intranets, sistemas especialistas, agentes de pesquisa inteligentes, data warehouse / data ...
Para que serve a gestão do conhecimento? O principal propósito da gestão do conhecimento é conectar as fontes de geração com as necessidades de aplicação do conhecimento. Deve haver facilidade na transferência do conhecimento da mente dos geradores para as pessoas que o utilizam na execução da estratégia da empresa.
Ao integrar rotinas de acompanhamento de tendências e construção de cenários, de geração de ideias e conceitos, e de prototipação e experimentação contínua de novas possibilidades, a gestão do conhecimento desenvolve na organização a capacidade de aprender e inovar continuamente.
A Tecnologia da Informação deve ser uma forte aliada à Gestão do Conhecimento, propiciando um ambiente eficiente e estruturado para seu desenvolvimento, porém, da mesma forma que o conhecimento é oriundo das pessoas, somente elas podem gerar e tirar proveitos disto, de forma a agregar valor e competitividade à ...
Para as empresas, a gestão do conhecimento pode ser de grande valia, pois contribui para a geração de valor, otimização das operações e para melhora do atendimento ao cliente final. Por isso deve ser aplicado nas empresas. ... Não adianta implantar a gestão do conhecimento sem pensar em quais resultados se quer atingir.