Possui conjugações iguais ao verbo ser no pretérito perfeito do indicativo (eu fui), no pretérito mais-que-perfeito do indicativo (eu fora), no pretérito imperfeito do subjuntivo (se eu fosse) e no futuro do subjuntivo (quando eu for). ...
Iria vem do verbo ir. O mesmo que: estaria, prolongaria, aconteceria, morreria, sairia, desapareceria, decorreria, comportaria, deslocaria.
De acordo com a norma culta da língua, o verbo ir estabelece regência com a preposição a quando transmite o sentido de se deslocar para algum lugar, com pouca permanência no local a que se vai: Nós queremos ir a Paris. Nós queremos ir à praia. Nós queremos ir à festa.
O verbo ir é irregular e supletivo. ... No presente do indicativo, todo o singular e a terceira pessoa do plural vêm do verbo vado; a primeira do plural tanto pode ser originada neste verbo (vamos) como no ire (imos, hoje já só dialectal); a segunda do plural vem de ire (ides, antigo e popular is).
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.