Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças. Por ser um fenômeno clínico, os médicos analisam outros sintomas associados para fechar um diagnóstico.
Sintomas que normalmente surgem junto com a febre A febre se instala quando o termostato (hipotálamo) se ajusta para fazer o corpo atingir uma temperatura mais alta. Nesse momento, começam os arrepios de frio que podem transformar-se em tremedeira seguida de sensação de calor intenso e sudorese.
“Se estiver tremendo é porque a temperatura está subindo”. A infectologista Rosana Richtmann lembra que os remédios contra febre são de venda livre, mas o ideal é toma-los com orientação médica. Todos têm risco e benefícios e nem sempre é necessário medicar a febre.
Em seguida, deve-se colocar a ponta metalizada sob a axila do paciente, que deve manter o braço imóvel e rente ao corpo. O tempo de espera é de aproximadamente 5 minutos. Transcorrido esse tempo, deve-se retirar o termômetro da axila com cuidado e observar a temperatura que o líquido está indicando.
Você deverá colocar o termômetro na axila e deixar descansar por, no mínimo, 3 minutos. Os termômetros digitais são equipados com um bip, que auxiliam na medição do tempo. Mas, se ainda estiver utilizando o termômetro de mercúrio, deverá ficar de olho no relógio. A temperatura axilar normal é de 35,5°C a 37,2°C.
Mas antes de se desesperar e ficar acordando seu bebê para medir a temperatura ou correr para o pronto socorro no meio da noite, saiba um pouco mais sobre a febre e quando ter uma atenção maior.
Para medir a febre no bebê deve-se colocar a ponta metálica do termômetro de vidro debaixo do braço do bebê, deixando ali por pelo menos 3 minutos, e depois verificar a temperatura no próprio termômetro. Outra possibilidade é usar um termômetro digital, que mostra a temperatura em menos de 1 minuto.