CINTURA PÉLVICA: É FORMADA PELOS OSSOS DA BACIA (ILÍACOS), FAZ A LIGAÇÃO ENTRE O MEMBROS INFERIORES AO TRONCO. E CINTURA ESCAPULAR É FORMADA PELOS OS OSSOS DO OMBRO (ESCÁPULAS E CLAVÍCULAS), FAZ A LIGAÇÃO ENTRE OS MEMBROS SUPERIORES AO TRONCO.
A cintura pélvica consiste dos ossos do quadril e do sacro, e sua função é a de transmitir o peso da parte superior do corpo para os membros inferiores, enquanto permite que o corpo se mantenha balanceado.
A função da cintura escapular é garantir que o membro superior ligue-se ao tórax. Já a cintura pélvica suporta o tronco e permite a ligação dos membros inferiores. A seguir conheceremos os ossos que formam os nossos membros.
Cintura escapular designa, em anatomia, a porção mais elevada do membro superior, composta pela escápula e clávicula.
Em relação as ações musculares, podemos definir como movimentos padrões da escápula : a elevação, depressão, protração, retração, rotação para cima e rotação para baixo, que influenciam nos movimentos do braço.
Posição Inicial: deite de costas no chão, de preferência sobre um colchonete ou tatame, com as pernas estendidas na direção do teto e mãos sob o quadril. Eleve as pernas estendidas e glúteos acima até tirar totalmente a região lombar do solo. Tente manter as pernas elevadas durante toda execução.
Puxe para trás (sem ultrapassar os glúteos), com os cotovelos estendidos, encaixando os ombros para acionar os estabilizadores da escápula e contraindo o períneo. Segure por 10 segundos, olhando para a frente e mantendo a coluna alinhada. Relaxe por 10 segundos. Repita 10 vezes.
Os exercícios abaixo têm objetivo de fortalecer a musculatura dos ombros, melhorar a postura e prevenir lesões.
Segure dois halteres e mantenha os cotovelos junto ao corpo. Flita o braço direito, elevando o peso na direção do ombro e gire o punho até que a palma da mão se volte para trás. Volte à posição inicial. Repita durante 30 segundos, alternando três repetições com cada braço e passe para o movimento seguinte.
Aprenda como ficar mais alto em apenas uma semana:
Faça o exercício com calma, sem pressa, importe-se com a execução.
Como fazer: sentar em um banco ou cadeira e colocar os pesos de forma que o braço e o antebraço formem um ângulo de 90 graus. É importante que as palmas das mãos fiquem voltadas para a frente, as costas sempre retas e o abdômen contraído. Levantar os pesos até ficar com os braços esticados e retornar à posição inicial.
Em algumas situações, o treino pode ajudar até a corrigir problemas posturais.
6 exercícios para perder gordura nas costas