O grau aumentativo pode ser formado através de dois processos:
O grau diminutivo do substantivo indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser. ... O grau aumentativo do substantivo indica o tamanho aumentado de um objeto ou ser.
O aumentativo de cama, bolsa e escada - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Gostaria de saber o aumentativo de cama, bolsa e escada. Em teoria, serão os seguintes: "camona" ou "camão", "bolsona" ou "bolsão", "escadona" ou "escadão".
A palavra nuvem não tem aumentativo dicionarizado, ou seja, não consta no dicionário. Sintaticamente, utilizando sufixos, é possível aceitar: nuvenzona, nuvenzorra.
Não é frequente o aumentativo de barata, visto que é um animal de dimensões determinadas. No entanto, para expressar uma emoção, poderão surgir as palavras baratona, baratana e baratão.
Temos, em teoria, que há dois possíveis aumentativos de escada, sendo eles "escadona" ou "escadão".. Mas na verdade, essas palavras são pouco vistas em uso, e por isso é possível ter outra sugestão para esse aumentativo. Dessa forma, o mais indicado seria utilizar como aumentativo de escada a palavra escadaria.
No caso de cadeira, temos o aumentativo sintético: cadeirão e o diminutivo sintético: cadeirinha. Há também o aumentativo analítico: cadeira grande e o diminutivo analítico: cadeira pequena.
Copázio
Segundo as regras da formação dos aumentativos, fogão será o aumentativo de fogo. Como a palavra fogão designa o local ou o aparelho onde cozinhamos, os falantes da língua portuguesa evitam o uso de fogão como aumentativo de fogo.
1. Recipiente de ferro elevado em hastes, no qual, de noite, se acendem pinhas ou matérias inflamáveis para alumiar; fogueira; fogacho.
narigão
Bocarra
amigaço
O diminutivo de amigo é "amiguinho".