- Em solução aquosa, os ácidos conduzem eletricidade. Isso ocorre porque os ácidos se desdobram em íons. - Os ácidos reagem com as bases, formando sais e água. Essa reação se chama reação de neutralização.
Resposta. Explicação: Todo ácido em presença de água se dissocia e libera íons, isso faz com que a solução fique ionizada e permita a passagem de corrente elétrica.
Resposta: As substâncias moleculares não são capazes de conduzir corrente elétrica, pelo motivo de serem eletricamente neutras e por sua vez não possuindo cargas livres. Entretanto as substâncias moleculares só podem conduzir corrente elétrica em estado gasoso ou submetido a condições extremas.
Explicação: Quando a corrente elétrica atravessa soluções eletrolíticas, ocorrem reações químicas que conduzem à chamada Eletrólise. Esse é um processo muito utilizado em galvanoplastia, que consiste na deposição ou revestimento de metais - cromação, niquelação, prateação.
Resposta. Resposta: Solução iônica ou eletrolítica: esse tipo de solução conduz eletricidade, em razão da presença de íons (átomos ou grupos de átomos de elementos químicos com carga elétrica). Esses íons com carga negativa (ânion) e positiva (cátions) fecham o circuito elétrico conduzindo a corrente.
Dessa forma, podemos dizer que: ·Substâncias iônicas, quando em solução ou quando fundidas (líquidas), liberam íons, portanto conduzem corrente elétrica. ·Substâncias moleculares, quando em solução, se sofrerem ionização, liberam íons e conduzem corrente elétrica. Se não sofrerem ionização não conduzem corrente.
Eletrólitos e não eletrólitos Uma substância que não libera íons nessas condições e, portanto, não se torna condutora de eletricidade, é chamada de um não eletrólito. Uma solução de uma substância desse tipo é chamada de não eletrolítica.