O termo é da autoria do sociólogo americano Charles Wright Mills. Imaginação sociológica significa olhar para as coisas de uma maneira diferente daquela a que estamos habituados na vida quotidiana mas sim olharmos numa perspectiva mais vasta.
A “imaginação sociológica” é um ato que permite ir além das experiências e observações pessoais para compreender temas públicos de maior amplitude. O divórcio, por exemplo, é um fato pessoal inquestionavelmente difícil para o marido e para a esposa que se separam, bem como para os filhos.
A imaginação sociológica, acima de tudo, exige de nós que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas a fim de que as observemos de modo renovado, livre dos juízos de valor e da influência do senso comum.
O uso da imaginação sociológica que busca ampliar a visão para procurar o que de fato está acontecendo sem a tendência de uma dedução incoerente, sugere também a busca por soluções eficientes.
Wright Mills (1969) descreve o pensamento sociológico como uma prática criativa, que define como “imaginação sociológica”. ... Essa prática criativa seria a tomada de consciência sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade mais ampla.
Desnaturalizar os fenômenos sociais significa não perder de vista a sua historicidade. É considerar que eles nem sempre foram assim. É perceber que certas mudanças ou descontinuidades históricas são fruto de decisões. Estas revelam interesses e, portanto, são fruto de razões objetivas e humanas.
O que significa olhar o mundo sob a perspectiva sociológica? Considerar as nossas pré-noções sobre o social como expressão da verdade. Desenvolver um olhar de estranhamento para a realidade a fim de percebê-la como construção social.
Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
A importância da sociologia está no seu objeto de estudo. Ela procura compreender as relações socias nas suas mais diversas formas, inclusive os conflitos e problemas. Por isso ela é um saber que contribui muito para a busca das causas e soluções mais viaveis destas questões.
a sociologia é uma ciência extremamente importante para o mundo porque além de busca da compreensão das causas e consequências do que ocorre no mundo busca rever e até mesmo antecipar eventos para as gerações seguintes ajudando nos entender o procurar soluções que solucionem os males que estamos vendo e vivenciando.
E mbora esqueçamos freqüentemente, "sociologia" significa falar da sociedade. Não mais que isso, mas também não menos. Em meio a tantas falas, seu desafio é falar com qualidade, argúcia e desenvoltura. Os sociólogos são por vezes os primeiros a esquecer isso; mas o esquecimento é fundamental para que haja a lembrança.
Os Desafios da Sociologia são Complexos e Bastantes diversos. A Sociologia se propõe ao Estudo do Ser Humano em Sociedade e suas Relações Sociais e Humanas. ... A Violência, as Redes Sociais, a Corrupção, a Fome e as Desigualdades Sociais etc.
O grande desafio da Sociologia, além da objetividade científica em seus estudos, é o de contribuir para reinventar a civilização, pois esta, desigual e injusta que está posta, é insustentável.