A radiação torna-se perigosa quando arranca elétrons de átomos ao colidir com eles, um processo que pode danificar o DNA. É o que chamamos de radiação ionizante porque um átomo que perde ou ganha elétrons chama-se íon.
A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
Além de problemas psicológicos, usar celular por um longo tempo pode trazer algumas alterações físicas. Ficar com o pescoço para frente e inclinado para baixo, podem alterar os contornos do rosto e proporcionar a perda de elasticidade. Isso pode aumentar a probabilidade de criar rugas e papadas (gordura no queixo).
Entre 2008 e agosto de 2019, cientistas mediram os efeitos da radiofrequência emitida por celulares e sua relação com o surgimento de câncer. A conclusão de que “não existem padrões consistentes” que liguem a exposição ao aparelho à doença.
6 problemas que você terá se usar o celular por muito tempo
Além do câncer, os cientistas estão preocupados com outros riscos que esse aparelho pode trazer. Um estudo recém-divulgado pela Universidade de Viena afirma que as pessoas que usam o celular 10 minutos por dia, e que fazem isso há pelo menos quatro anos, têm 70% mais chances de desenvolver zumbido crônico no ouvido.
Não coloque mais nada no mesmo bolso. Isso porque qualquer pressão pode acabar trincando a tela do dispositivo. No caso das mulheres que costumam levar o celular dentro da bolsa, a dica se mantém. Cuidado também ao carregar perfumes, kits de maquiagem e produtos que podem vazar, e estragar o aparelho.
Evite deixar chegar a 0% para recarregar No entanto, é recomendável manter o aparelho na faixa dos 20% a 80% de bateria para obter níveis ideais de carregamento.
De acordo com Renato Citrini, a carga completa não influencia no desempenho das baterias de íon de lítio. Carregar o aparelho até 100% e depois deixar a bateria descarregar completamente o prejudica? ... Não é o ideal, pois cargas completas desgastam a bateria de forma mais rápida, reduzindo, assim, a vida útil.
É indicado desligar o celular uma vez por dia, e se você puder fazer isto na hora de dormir, então estará preservando sua vida útil. ... A única ressalva é não desligar o aparelho se a bateria estiver zerada. Veja a seguir mais dicas para preservar a bateria do seu smartphone.