Risco. Segundo a OHSAS 18001 o Risco é a Combinação da Probabilidade da ocorrência de um acontecimento perigoso ou exposição(ões) e da severidade das lesões, ferimentos, ou danos para a saúde, que pode ser causada pelo acontecimento ou pela(s) exposição(ões)./span>
O acidente com material biológico consiste na exposição de uma pessoa a sangue ou secreções através da pele, das mucosas (olhos, boca e nariz) ou de lesão perfuro-cortante com agulhas, instrumental cirúrgico e vidros contendo secreções.
Significado de Acinte substantivo masculino Ação, comportamento, discurso, texto, expressão etc. realizados propositalmente com a finalidade de ofender, incitar ou aborrecer alguém; provocação. advérbio De modo proposital; feito com intenção; deliberadamente.
Um paciente-fonte é considerado infectado pelo HIV quando há documentação de exames anti-HIV positivos ou o diagnóstico clínico de Aids; conforme a gravidade do acidente, deve-se iniciar a quimioprofilaxia anti-retroviral.
Nesses casos, o que se deve fazer é:
O Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora 9 (NR-9), NR-12 e da Portaria no 25/1994, classifica os riscos ocupacionais em cinco tipos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.
Pele não-íntegra: há qualquer evidência de lesão, dermatite ou ferida aberta. Contato com pele íntegra: não é considerado como um risco de transmissão do HIV, excetuando-se quando envolver exposição com volume elevado de material biológico (contato prolongado, superfície extensa de pele exposta).
A manutenção da integridade da pele dos pacientes internados tem por base, o conhecimento de que medidas de cuidado relativamente simples podem garantir com que a pele do paciente se mantenha íntegra durante seu período de internação sendo que, a maioria das recomendações para avaliação e medidas preventivas, podem ser ...
Exposições cutânea (em pele não-íntegra), exemplo: contato com pele com dermatite, feridas abertas, mordeduras humanas consideradas como exposição de risco, quando envolverem a presença de sangue. Nesses casos, tanto o indivíduo que provocou a lesão, quanto aquele que foi lesionado, devem ser avaliados.
O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.
Todo profissional de saúde que sofrer uma exposição com material contaminado com sangue ou secreção deve procurar imediatamente o serviço de saúde ocupacional ou a comissão de controle de infecção hos- pitalar para orientação sobre vacinação e quimioprofilaxia, se necessário, pois o caso deve ser tratado como ...
Medidas de Prevenção Pós Exposição a Material Biológico
Cuidados com materiais perfuro-cortantes: