Só é recomendado fazer a mistura com um óleo que tenha as mesmas especificações. Adicionar um produto com aditivos diferentes, como um lubrificante sintético com um mineral, pode causar sérios problemas ao veículo. O motor se desgasta mais rápido, diminuindo a eficiência do carro e aumentando o consumo de combustível.
Desta forma, um óleo multigrau SAE 20W40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.
O 20W50 por exemplo, quer dizer que em uma temperatura fria ele tem viscosidade equivalente a 20 e na temperatura mais alta ele tem a viscosidade equivalente a 50. O resultado é simples, quanto mais alto o número, melhor sua fluidez. O óleo 0w20, por exemplo, flui mais rapidamente, o 20W50 demora muito mais.
Indicado para motores gasolina, álcool e GNV que operam em condições normais. ... MOTOR OIL SAE 40 classificação API SF/CF é um lubrificante monoviscoso que atende todos os tipos de motores: gás, álcool, GNV e diesel, para os quais o fabricante recomenda um óleo de classificações API SAE 40.
Para definir o nível de viscosidade, é utilizado o grau SAE (sigla em inglês para Sociedade dos Engenheiros Automotivos) expresso em números. Quanto maior o número, mais alta a viscosidade. Por exemplo, um óleo SAE 40 é mais viscoso que um SAE 30. ... Isso porque o principal influenciador da viscosidade é a temperatura.
Society of Automotive Engineers ou Sociedade de Engenheiros Automotivos é uma reguladora da especificação de viscosidade dos óleos automotivos. Ou seja, classifica-os em monoviscosos ou puros e multiviscosos.
Se a primeira letra for S, quer dizer que o óleo foi desenvolvido para atender carros flex ou movidos a gasolina, etanol e gás natural veicular. Já para motores a diesel a sigla utilizada é API C. ... Por exemplo: um óleo API SN é superior a um API SL ou SM, podendo obter um desempenho muito melhor.