A cabeça do bebê é uma área onde fica mais difícil para as bactérias o atingirem de alguma forma. Além de não beijar o rosto nem a boca do bebê, também não é recomendado beijar as mãos, já que ele constantemente a coloca na boca, o que pode transmitir muitas bactérias para ele.
Limpar o rosto do bebê Com o bebê ainda vestido, para evitar a perda de calor do corpo, deve-se limpar o rosto, bem como ao redor das orelhas e dobras do pescoço, o que pode ser feito com uma bola de algodão ou paninho molhado com água morna.
Para que a vitamina D se torne ativa e faça sua função no organismo do bebê, não é necessário mais do que 5 minutos de exposição direta. O ideal é que a criança receba os raios solares entre 10h da manhã ou após as 16h da tarde. Caso o clima esteja quente, você pode deixar o bebê com o mínimo de roupa possível.
Com recém-nascidos, a limpeza pode ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos da amamentação. Molhe a gaze ou a fralda em água filtrada e, cuidadosamente, massageie toda a gengiva do bebê. Aproveite e limpe a bochecha e a língua também.
8 produtos de higiene para bebês que devem estar na lista de mercado de toda mãe
A partir de quantos meses de vida é possível usar toalhinhas umedecidas? As toalhas umedecidas (ou lenços umedecidos) podem ser usados desde o nascimento. Inclusive, muitas marcas desenvolvem um linha de produtos exclusivos para o recém-nascido.
Pode ser usado logo nos primeiros dias durante a troca de fraldas. Para isso, combine com água morna para limpar o bebê e esprema bem para retirar o excesso. A melhor opção é encontrar os que possuem formato quadrado ou em disco, pois facilitam bastante na hora da higiene.
Você pode fazer como eu e lavar o bumbum e genitais do seu bebê quando estiver em casa ou onde seja possível, usar algodão embebido em água (que só precisa ser morna em tempo frio), pode usar borrifador nas trocas, óleo de gergelim, de coco, azeite, etc, com paninho, toalhinha, etc, etc.
O procedimento para retirar o mecônio deve ser delicado. Os passos a seguir devem ser os seguintes: Retire com cuidado a fralda. Para evitar que o bebê manche as costas, é preciso segurá-lo com cuidado pelos tornozelos e levantá-lo um pouco para deslizar a fralda suja fora da área.
O mecônio leva, em média, até 48 horas após o nascimento para ser expelido e, como não tem cheiro, é preciso ficar de olho para não atrasar a troca de fraldas.
Mecônio: as primeiras fezes do recém-nascido O recém-nascido deve liberar as primeiras fezes até 72 horas de vidas. Esse momento o bebê ainda está na maternidade com sua mãe.
Geralmente, o mecônio é eliminado apenas depois do nascimento, quando o recém-nascido começa a se alimentar. No entanto, em alguns casos ele é eliminado no líquido amniótico, antes ou perto da época de nascimento causando uma complicação denominada de síndrome da aspiração meconial.
É considerado normal uma frequência de pelo menos uma evacuação a cada 3 dias em bebês com 2 meses de vida, pois em torno de 6 semanas de vida, 98,3% dos lactentes terão evacuações pelo menos uma vez a cada 3 dias.
Mesmo se ele evacuar 10 ou mais vezes ao dia é normal? Sim, pode ser normal, desde que ele esteja ganhando peso adequadamente e não tenha nenhum sinal de alerta como febre, fezes com cor e cheiro diferente do habitual, sangue nas fezes, recusa para se alimentar.
Sim, é normal fazer e não fazer. Certos bebês fazem cocô sempre que mamam (depois da mamada ou até durante). Já outros fazem cocô uma vez a cada três dias, e todos são normais. Fazer cocô depois de toda mamada é ainda mais comum em recém-nascidos que só mamam no peito.