Resposta. A primeira Revolta da Armada aconteceu de 1891. A causa foi o desgosto em relação à conduta do Marechal Deodoro da Fonseca (que era o presidente da República na época). ... A consequência foi a renúncia de Deodoro da Fonseca, então com somente nove meses em exercício do cargo.
Em 13 de setembro de 1893, navios de guerra da Marinha, em posse de militares integrantes da revolta, bombardearam a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. O governo Floriano não cedeu, organizou o Exército e resistiu à revolta. A defesa do litoral impediu o desembarque dos revoltosos.
Resposta: -Grande estabilidade social e econômica em todo o país. -Revogação (anulação) da Constituição de 1891. -Fim do regime republicano e início do regime monárquico.
A Constituição de 1891 determinava: A criação de três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário ficando extinto o Poder Moderador; A separação entre o Estado e a Igreja Católica. ... A criação do Poder Legislativo bicameral.
Rui Barbosa
Para que houvesse a ampla participação popular primeiro, deveriam acabar com todos os critérios que excluíam a maior parte da população, como os critérios de educação (apenas os alfabetizados podiam votar, o que excluía a maior parte dos pobres) e o de gênero (apenas homens votavam).