Georges Seurat
O Pontilhismo é uma técnica que consiste em pequenos pontos ou manchas de diferentes cores que, justapostas, provocam uma mistura óptica aos olhos do observador. Georges Seurat e Paul Signac foram os desenvolvedores desse método de pintura, que pode ser entendido como uma ramificação do Impressionismo.
1. Georges-Pierre Seurat (1859-1892) Ele foi o artista que iniciou a técnica do pontilhismo. Logo, além de precursor desse estilo, também é um dos principais artistas do pontilhismo.
Neoimpressionismo é um termo criado pelo crítico de arte francês Félix Féneon (1861-1944) em 1886 ao ver a obra Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte, de Georges Seurat, considerado líder do movimento, em uma exposição da Société des Artistes Indépendants (Salon des Indépendants) em Paris.
O Neoimpressionismo é uma reação ao empirismo e à improvisação impressionista, a tudo o que é ocasional ou passageiro. Os artistas neoimpressionistas pesquisam a cor retínica e o espaço ótico a partir das leis da fisiologia da visão.
O divisionismo também designado por cromoluminarismo, refere-se a uma teoria ou a um estilo de pintura neoimpressionista, que separa as cores em pequenos pontos ou pinceladas de cor pura.
O NEO IMPRESSIONISMO foi um desenvolvimento do Impressionismo e também uma reação a ele - que buscava fundamentalmente trabalhar com a cor e a luz a partir de conhecimentos científicos, como a ótica e as cores em progresso, baseados em autores como Eugène Chevreul e David Sutter e Charles Henry.
Impressionismo no Brasil O impressionismo chegou ao Brasil anos após se estabelecer nos países da Europa. No fim do século XIX, a pintura de paisagem ao ar livre foi implantada na Academia de Belas Artes pelo pintor Grimm, ainda que contra a vontade dos acadêmicos da época.
Além disso, a viagem de pintores brasileiros à França com prêmios e bolsas governamentais durante o período da consagração de artistas como Renoir e Monet trouxe de volta ao Brasil o reconhecimento do Impressionismo: no final da década de 1890, Visconti já era chamado de impressionista pela imprensa brasileira.
Os principais temas do Impressionismo eram a natureza e as paisagens em geral que envolviam desde os salões de festa, o nu artístico e as bailarinas. O maior pintor impressionista foi Claude Monet. Pinturas que mostravam a tonalidade que os objetos possuem refletindo a luz do sol.
A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
Ponto, linha, superfície, luz e sombra, cor e volume, são os elementos plásticos que formam tudo aquilo que tocamos ou vemos. Eles formam o vocabulário básico do artista e conhecê-los é poder aguçar a percepção e compreensão da obra criada.
O Pontilhismo é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador (imagem). ... Esta técnica foi criada na França, com grande impulso de Georges Seurat e Paul Signac, em meados do século XIX.
Resposta. Resposta: se chama pontilhismo!
Pontilhismo
A mudança da luz solar é a causa da variação de cor nos quadros impressionistas, pois a tonalidade das cores sofre alterações em detrimento da direção, intensidade e localização da luz em função dos objetos e paisagens de uma cena.
Resposta: a mudança da luz solar e a causa da variação de cor nós quadros impressionista. Explicação: pois a tonalidade das cores sofre alteração, intensidade e localização da luz em função dos objetos e paisagem de uma cena .