Suas propriedades ajudam a tratar diversas afecções, como asma, febre, problemas gástricos, má digestão, nevralgia, problemas nos rins, fígado e coração. Seus benefícios são alcançados devido sua ação diurética, sedativa, antisséptico e estomáquico.
Trata-se de uma erva daninha de difícil controle, com rebrotação superior a 90% em plantas roçadas rente ao solo. O controle químico tradicional apresenta baixa eficácia, com pulverização no toco cortado com herbicidas à base de 2,4-D e picloram.
É um remédio natural preferido para nefrite e prostatite e é considerado útil na remoção de mucosas excessivas dos tratos urinário e brônquico. Ele também é empregado como um analgésico para neuralgia, reumatismo crônico e artrite e dor muscular geral.
Assim como muitas outras plantas com propriedades medicinais, o cipó cravo é conhecido há muitos séculos pela medicina popular. Seus principais benefícios são o alívio da azia, dos gases e até mesmo de sintomas da gastrite, atuando também como analgésico.
Outros benefícios do cravo incluem:
A Uva Ursi apresenta ação antisséptica urinária e adstringente. Funciona como um potente antisséptico, protegendo o corpo de bactérias, e é indicado contra diarreia, disenteria e blenorragia.
Fitoterápico feito com as folhas da videira atenua os sintomas típicos da dilatação das veias nas pernas, como cansaço e inchaço. Não são apenas os frutos da parreira que merecem fama por defender o sistema circulatório. Nas suas folhas também residem substâncias capazes de minimizar encrencas nos vasos.
Tanto os taninos quanto o resveratrol são substâncias encontradas na casca das uvas e também de algumas outras frutas, que servem para protegê-las, naturalmente, contra pragas, fungos e insetos.
Pesquisas comprovam que a uva tem propriedades que protegem o organismo contra o câncer e combatem o envelhecimento. Para aproveitar todos os benefícios, é preciso comer a casca e, se possível, a semente também. A uva verde contém mais catequina.
A uva é uma fruta rica em antioxidantes, que são encontrados principalmente em sua casca, folhas e sementes, proporcionando diversos benefícios para a saúde, como prevenção do câncer, diminuição da fadiga muscular e melhora do funcionamento do intestino.
Rica em sais minerais (cálcio, sódio, fósforo, potássio e magnésio) e vitaminas B2 e B6. Protege o organismo contra doenças reumáticas. O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento.
A uva tinta é fonte de fitomelatonina, ou seja, melatonina de origem vegetal. Isso significa que a fruta e seus derivados, como o suco integral, atuam na boa qualidade das quatro fases do sono, ajudando a garantir uma noite bem dormida.
As uvas sem sementes do tipo Thompson e Crimsom, que todo mundo gosta porque não dá trabalho nenhum comê-las, tem outras vantagens bem mais importantes. São ricas em potássio, fibras, vitaminas A e C e ainda fazem bem à saúde do coração.
Mais fáceis de produzir, as uvas verdes ajudam a melhorar a circulação. Além disso, possuem grande quantidade de vitaminas K e B1, que ajudar na fixação do cálcio e, assim, garantem a saúde dos ossos. Possuem menos açúcar que as uvas roxas, o que beneficia na dieta, e também contribuem na prevenção do câncer.
Mais fáceis de produzir, as uvas verdes ajudam a melhorar a circulação. Além disso, possuem grande quantidade de vitaminas K e B1, que ajudar na fixação do cálcio e, assim, garantem a saúde dos ossos. Possuem menos açúcar que as uvas roxas, o que beneficia na dieta, e também contribuem na prevenção do câncer.
O Resveratrol é associado fortemente com as uvas vermelhas e o vinho tinto feito das uvas. Vinhos tais como o Malbec, pequeno - o sirah, St Laurent e Pinot Noir têm o índice o mais alto do resveratrol. As uvas do Malbec têm a pele a mais grossa, e conseqüentemente o índice o mais alto do resveratrol.
“É possível fazer vinho em casa. A uva tem que ser sadia, madura e sã. Uva niágara é uma uva de mesa muito utilizada no Brasil e também pode ser usada pra elaboração de vinho. A uva niágara rende em torno de 70% a 75% de vinho.