Portanto, podemos afirmar que a qualificação fornece a base ao profissional para que ele se forme, esteja apto ao trabalho, enquanto que a capacitação aprimora seu crescimento contínuo, focado nas suas habilidades e capacidades técnicas, emocionais e comportamentais.
O treinamento e capacitação é o modo de garantir o desenvolvimento de habilidades. Este processo permite auxiliar a necessidade dos clientes, além de ser útil para os produtos e serviços. Independente das formas de aprendizagem é possível oferecer uma nova postura para as organizações.
3) Treinamento em Serviço (TES): É o treinamento realizado no próprio ambiente de trabalho do funcionário – atual ou futuro – destinado à aquisição de conhecimentos práticos e/ou desenvolvimento de habilidades específicas.
A capacitação de funcionários pode trazer outro benefício importantíssimo: a retenção de talentos. Os treinamentos podem ser decisivos para desenvolver a carreira dos profissionais e garantir que ocupem cargos de maior destaque e com melhores salários. Isso contribui para que eles queiram ficar mais tempo na empresa.
Treinar e capacitar pessoas é um processo de extrema importância para qualquer empresa. ... São através dos treinamentos que as organizações podem melhor a produtividade, a qualidade na entrega, diminuir erros dentro do ambiente corporativo, além de trabalhar várias outras questões da relação empresa – empregado.
As capacitações podem proporcionar a troca de experiências e conhecimento entre diferentes pessoas, o que contribui para o seu crescimento pessoal e profissional.
Aumento da produtividade Em primeiro lugar, um dos motivos para investir na capacitação dos colaboradores é a melhoria na produtividade da organização. Quando treinados de maneira correta, os profissionais adquirem ou aperfeiçoam habilidades que são fundamentais para seu trabalho na empresa.
Todo profissional, ao entrar para o time de uma empresa, precisa ser treinado sob os princípios da organização que, a partir daquele momento, passará a representar.