Há dois tipos de granulomas que se diferem quanto a patogenia: os epitelioides e os de corpo estranho. Em geral os granulomas residuais são assintomáticos, e não incapacitante as atividades habituais.
4- Purulenta ou supurativa: Quando contém grande número de neutrófilos. A necrose liquefativa resultante da digestão pelos neutrófilos dos agentes e dos tecidos infectados, como também das próprias células inflamatórias, chama-se pus, conferindo o nome a este tipo de inflamação.
Inflamação aguda quando se inicia rapidamente, com ação curta, tendo como principais características o edema e a migração de leucócitos (neutrófilos). Inflamação crônica tem como características uma maior duração, presença de linfócitos e macrófagos, proliferação de vasos, fibrose e necrose.
Na inflamação purulenta há grande produção de pus ou exsudato purulento, constituído de neutrófilos, células necróticas, fluido, edema e bactérias piogênicas. Um exemplo comum de uma inflamação aguda purulenta é a apendicite aguda. O abscesso é formado em tecidos que sofreram inflamação purulenta.
6- PURULENTO: O exsudato purulento é formado pelo acúmulo de grande quantidade de neutrófilos, que interagem com o agente agressor, geralmente bactérias, provocando a destruição tecidual. A viscosidade do pus é devida em grande parte ao conteúdo de DNA, oriundo dos próprios neutrófilos.
Pode-se classificar a inflamação em dois tipos principais: a aguda e a crônica, de acordo com a idade, duração ou tempo de evolução do processo inflamatório.
Dois padrões morfológicos de inflamação: acima, vemos uma inflamação aguda, com predominância de neutrófilos e necrose; abaixo vemos uma inflamação crônica, com células gigantes (CG), linfócitos (L) e grande quantidade de fibroblastos (F), indicativos da predominância da fase produtivo-reparativa.
A tuberculose, a sífilis, a hanseníase e a doença da arranhadura do gato são algumas condições em que esse tipo de inflamação se desenvolve. Um granuloma consiste em um agrupado de macrófagos epitelióides cercados por um colar de leucócitos mononucleares, especialmente linfócitos, e ocasionalmente plasmócitos.
A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.
O pus é formado pelos “cadáveres” da batalha – os glóbulos brancos que morreram para defender você, misturados com micróbios invasores mortos. Quando a luta é muito feroz, os macrófagos liberam substâncias que estimulam a região do cérebro encarregada da temperatura do corpo, causando a febre.
Confira como usar algumas opções caseiras.
Pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente malcheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana extracelular e constituída por glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.
O corrimento vaginal amarelado é geralmente sinal de infecção ginecológica, principalmente se acompanhado de mau cheiro, ardência ou coceira vaginal. As principais causas são: Tricomoníase. Gonorreia.
No tratamento da uretrite não-gonocócica, normalmente é utilizado:
Clamídia e o vírus do herpes simples também são comumente transmitidos sexualmente e podem causar uretrite (consulte Infecção por clamídia e outras infecções). Quando os homens desenvolvem uretrite, o micro-organismo da gonorreia é a causa mais comum.
Luiz Jorge Fagundes – Há descrição de pacientes que apresentam o quadro 24 horas depois da relação sexual desprotegida, mas há também aqueles que só manifestam os sintomas 90 dias mais tarde. Em média, porém, o período de incubação gira em torno de três dias a contar da relação sexual sem uso de preservativo.
Sintomas e complicaçôes Os sinais e sintomas costumam surgir alguns dias após o contágio, normalmente entre uma a duas semanas; em caso de uretrite gonocócica, este período de tempo pode alargar-se, excepcionalmente, a 30 dias.
A dor ou ardência ao urinar pode indicar problemas urinários, tais como infecção por fungos, infecções sexualmente transmissíveis ou alergia a algum produto....Sintomas da candidíase
Uretrite é o nome que designa a inflamação da uretra, gerando vermelhidão, dor, calor, inchaço e em casos mais graves a perda da função. Ela possui diversas etiologias, como infecções bacterianas, fúngicas, virais e por protozoários, além de traumas e causas químicas.
E os principais sintomas da uretrite não gonocócica são:
Em relação às uretrites não-gonocócicas, prioriza-se o tratamento para Chlamydia trachomatis, sendo:
Principais sintomas