O acém rende ótimos ensopados, picadinhos, assados, cozidos, carne moída, refogados e bifes de panela. Braço ou Paleta: Dá bons molhos e ensopados, ótimo para carnes de cozimento mais longo e para moer. Peito: Parte do dianteiro do boi constituída de músculos e fibras grossas e compridas.
O Acém é um tipo de corte da carne bovina. Segundo o dicionário Aurélio, é a carne do lombo do boi. Está localizado na parte dianteira(pescoço) do animal e representa 31,92 % do total. É o maior e mais macio corte do dianteiro do animal.
Cortes bovinos: saiba a diferença entre carnes de primeira, segunda e terceira
As carnes de primeira São elas: baby beef, maminha, coxão mole, lagarto, contrafilé, patinho, picanha, filé mignon e alcatra.
Carne de terceira As chamadas carnes de terceira possuem uma camada extra do tecido conjuntivo do boi, tem gordura em uma quantidade maior e os nervos encontram-se mais presentes. Essas carnes não costumam ser utilizadas em receitas, mas algumas partes como o pescoço, podem ser usadas para fazer feijoada.
São cinco os principais cortes do dianteiro do boi chamados "carnes de segunda": o acém, o pescoço, a paleta, a costela dianteira e o peito. Bolinha explica que muitos já entraram no cardápio de grandes churrasqueiros e no gosto dos consumidores.
Patinho, maminha, filé mignon, lombo suíno, coxão mole e coxão duro estão no grupo das carnes vermelhas mais magras e, portanto, mais saudáveis. As carnes de aves, no geral, são mais magras, desde que retirada a gordura antes do seu preparo.
Pescoço, acém , braço, peito , lagarto e ossobuco : são cortes ideais para cozinhar na panela de pressão. Essas carnes, quando amolecidas, tornam-se muito saborosas e suculentas. Patinho, contrafilé , coxão duro e coxão mole : cortes ideais para o tradicional bife de panela.
A carne mais comumente consumida é a de boi. É mais macia e saborosa, pois o boi é criado especificamente para o abate enquanto a vaca procria e dá leite. Isso faz com com que ela tenha uma vida mais longa. O boi é abatido logo que atinge “o ponto” portanto sua carne é mais jovem e macia.
...
Os melhores bifes para fritar
Bife de contrafilé; Bife de patinho; Bife de filé mignon. Dentre estes cortes, o filé mignon costuma ser o mais caro, porém, é a carne mais macia e saborosa, e que pode ser frita ou grelhada aí em sua casa.
contrafilé
O kit de carnes para a semana acompanha:
Mãe, o que vai ter hoje para comer? Ideias de misturas para o dia a dia.
Para facilitar o planejamento mensal, uma boa dica é tentar definir um tipo de carne para preparar em cada semana. Como exemplo, você pode preparar frango na primeira semana, carne moída na segunda, peixe na terceira e bife na quarta - basta montar o cardápio de acordo com o seu gosto.
Para fazer um cálculo médio, uma boa dica é estimar cerca de 70 g de carne moída por pessoa por refeição. Ou seja, em um dia, será necessário preparar mais ou menos 280 g dessa carne para o consumo dos dois (lembrando que a carne rende bastante por conta dos temperos, molho de tomate e do caldo formado).
Cinco quilos no total. Essa é a quantidade de carne que o paulistano come em média por mês. É quase o dobro do que é recomendado pelo Ministério da Saúde”, explica a repórter Mônica Teixeira.
Se os dois trabalham, o ideal é escolher itens de lista de compra para casal que sejam práticos para o dia a dia, como:
De acordo com o Ministério da Saúde, o recomendável é ingerir entre 300 g e 500 g de carne vermelha por semana – no máximo, o equivalente a um bife pequeno por dia (71 g por dia). Segundo pesquisa publicada em 2016, mais de 80% da população brasileira come mais do que isso. Comer carne é importante.
O consumo diário de carnes vermelhas aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, podendo haver alteração no funcionamento do coração, aumento do colesterol, aterosclerose e pressão alta.
“É um alimento rico em proteínas, ferro, zinco e vitamina B12 e promove a absorção eficiente desses nutrientes pelo organismo”, pondera. Mas, para atender nossas demandas nutricionais, nós não precisamos comer carne todos os dias. “O recomendado é que as mulheres consumam duas vezes por semana e os homens, apenas uma.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a quantidade semanal deve ficar entre 300 e 500 gramas, e ele deve ter espaço no prato de preferência até duas vezes por semana.