Ebola é uma doença causada por um vírus de mesmo nome, e seu principal sintoma é a febre hemorrágica, que causa sangramentos em órgãos internos. O vírus é nativo da África, onde surtos esporádicos ocorrem ao longo de décadas.
A doença é classificada como uma zoonose. Embora os morcegos frutívoros sejam considerados os prováveis reservatórios naturais do vírus Ebola, ele já foi encontrado em gorilas, chimpanzés, antílopes, porcos e em minúsculos musaranhos.
O Ébola pode provocar doenças humanos e primatas não-humanos (macacos, gorilas e chimpanzés). O Ébola é provocado por um vírus da família Filoviridae, género Ebolavirus. Já foram descobertas cinco espécies do vírus do Ébola.
A DVE é provocada por quatro das cinco espécies de vírus classificadas no género Ebolavirus, família Filoviridae, ordem Mononegavirales. Estas quatro espécies são o ébola-Zaire, ébola-Sudão, ébola-Bundibugyo e o ébola-Costa do Marfim. O quinto vírus, a espécie Reston, não aparenta provocar a doença em seres humanos.
O que é ebola? Estamos falando de um agente infeccioso do gênero Ebolavirus. A letalidade chega a atingir 90% em alguns cenários — trata-se de uma doença muito grave, portanto. Os principais sintomas são febre, dores de cabeça intensas, vômito, diarreia e hemorragias.
Entre 2013 e 2016, mais de 11 mil pessoas morreram na epidemia de Ebola na África Ocidental, que começou na Guiné. Agora, essas mortes são as primeiros registradas em cinco anos na região desde o surto fatal da doença.
O surto de febre hemorrágica que ocorre atualmente é considerado bastante grave. Começou em março deste ano e já dura sete meses. Ele teve início na República de Guiné e se espalhou para países vizinhos como Libéria, Nigéria e Serra Leoa.
584 pessoas
Doenças isquêmicas do coração foram maior causa de morte no Brasil em 2019. As doenças isquêmicas do coração foram a principal causa de morte no Brasil em 2019.
Os tipos de doenças são classificados principalmente por suas origens. No Código Internacional de Doenças (CID), os tipos de doenças são classificados em: Infecciosas e parasitárias; Neoplasias (tumores);
Dentre as principais doenças infecciosas, podem ser citadas:
10 doenças crônicas mais comuns no Brasil
Os vírus podem parasitar bactérias, plantas e animais. Na nossa espécie, por exemplo, tumores e uma gama de doenças, como catapora, herpes, rubéola, sarampo, varíola, poliomielite, raiva, dengue, febre amarela, mononucleose, gripe, caxumba, hepatites e AIDS; podem ser provocados por eles.
Confira as 10 doenças mais mortais da história: