O bicho-preguiça é um animal que apresenta, como uma de suas principais características, lentos movimentos, o que é lembrado até mesmo pelo seu nome. Também apresenta longas garras que o auxiliam a subir nas árvores, onde eles passam praticamente todo o tempo.
Os predadores naturais do bicho-preguiça são o gavião real, as onças e algumas serpentes. A defesa das preguiças é apenas sua capacidade de ficar bem disfarçada no meio da folhagem.
O desmatamento é a principal causa do desaparecimento dessas duas espécies, que passam quase todo o tempo de seus 50 anos de vida (em média) em cima das árvores, onde se alimentam de 22 espécies diferentes de vegetação da Mata Atlântica e dormem cerca de 14 horas diárias.
Preguiça-comum: 152 – 243 dias
Todas as nove espécies de lóris-preguiçoso são listadas como vulneráveis, ameaçadas de extinção ou criticamente ameaçadas de extinção pela International Union for Conservation of Nature (“IUCN”, ou União Internacional para a Conservação da Natureza, em tradução livre) e geralmente tê-las é proibido.
Na reprodução, dá apenas uma cria. Apenas a fêmea cuida do filhote. Reproduz-se, como tudo que faz, na copa das árvores. Raramente desce ao chão, apenas aproximadamente a cada sete dias para fazer as suas necessidades fisiológicas.
Pilosa
Animais. Os bichos-preguiça são animais encontrados somente nas Américas, divididos em duas famílias: a Bradypodidae, que contém preguiças-de-três-dedos; e a Megalonychidae, com dois dedos. Ao todo, são seis espécies, cinco encontradas no Brasil.
1. O bicho-preguiça não bebe água. Toda água que ele consome é proveniente dos alimentos ingeridos, e, no máximo, das gotas de orvalho que caem nas folhas, se possível, bem perto deles, para eles não precisarem fazer muito esforço.
“A dieta das folhas é muito pobre em nutrientes e a ingestão de calorias é muito baixa. Por causa disso eles tem que ter uma taxa metabólica muito lenta para lidar com essa baixa ingestão calórica”. E o porquê disso se dá pelo local onde vivem. Todas as seis espécies de preguiças vivem em florestas tropicais.
A defesa do bicho-preguiça é a camuflagem. Ele consegue se esconder entre as árvores, evitando assim que potenciais predadores o encontrem.
Alimenta-se principalmente de folhas, frutos e seivas de algumas árvores. Segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, a preguiça-de-hoffmann está classificada como em situação de menor preocupação.
Folivora
PREGUIÇA [Edição 109] ... PREGUIÇA – em Latim era pigritia, derivado de piger, “preguiçoso”, que alguns acreditam derivado de pinguis, “gordo, volumoso”, pelo sentido de “lento, pesado”, possivelmente com influência do Grego paresis, “enfraquecimento, relaxamento”.
Características