O manejo sustentável das espécies nativas é um instrumento estratégico para conservação da vegetação nativa e provisão de serviços ecossistêmicos, que alia conservação e alternativas de exploração econômica sustentável.
A Lei Nº 9.
O Plano de Manejo significa elaborar e compreender o conjunto de ações necessárias para a gestão e uso sustentável dos recursos naturais em qualquer atividade no interior de uma área e em seu entorno de modo a conciliar, de maneira adequada e em espaços apropriados, os diferentes tipos de usos com a conservação da ...
Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) – é um documento que deve conter informações gerais da área (localização, tipos de vegetação, de solo, rios, etc.)
De acordo com o SNUC, o Plano de Manejo é o “documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à ...
As unidades de conservação são áreas de proteção ambiental que surgiram com a finalidade de proteger a nossa biodiversidade. ... Existem cinco tipos de unidades de conservação de proteção integral: - Estações ecológicas – Nessa área o objetivo principal é preservar a natureza e garantir a realização de pesquisas.
A seguir são descritos os passos para elaboração de um plano de manejo florestal:
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. ... Cabe a ele ainda fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.
O ICMBio é o órgão responsável pela gestão das 334 unidades de conservação em todo o país. O Ibama, por sua vez, tem como principal atribuição a fiscalização ambiental em todo o Brasil.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também é uma autarquia (em regime especial), é vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e foi criada pela Lei n. 11.
O Ibama coloca-se hoje como uma instituição de excelência para o cumprimento de seus objetivos institucionais relativos ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental.
Analista ambiental (superior) ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros; conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção; estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais.
Outra forma de participar do Projeto Tamar é através do Programa de Formação e Qualificação de Especialistas em Conservação e Manejo de Recursos Marinhos, que atende parte da grande demanda por capacitação de pessoal em estratégias e atividades de conservação.
R$ 19,00
O biólogo estuda as mais variadas espécies de animais e plantas com o objetivo de aplicar novos conhecimentos científicos na melhoria da qualidade de vida. É um dos profissionais mais preocupados com a preservação da natureza. ... Ele é o médico especializado em cuidar da saúde de animais de todos os portes.
Em órgãos públicos, o biólogo trabalha bastante como pesquisador em diversas especialidades. No caso do Ministério da Saúde o salário pode variar entre R$ 6.